terça-feira, 20 de janeiro de 2009

As expectativas em torno de Obama

O mundo todo espera alguma coisa de Barack Obama

PARIS, 19 Jan 2009 (AFP) - Barack Obama, que nesta terça-feira assume o cargo mais importante do planeta, o de presidente dos Estados Unidos, gera imensas expectativas não só no país, mas em todo o mundo como sucessor de George W. Bush, que encerra oito anos de mandato marcado pela guerra do Iraque e o combate ao terrorismo, além do descaso com o aquecimento global, a mudança de tom nas relações com a Rússia e uma crise financeira e econômica sem precedentes.

A comunidade internacional espera com impaciência a posse do 44º presidente americano, tradicional aliado de Israel, envolvido em um vital conflito em Gaza. Obama já afirmou que assumirá um papel ativo na situação "imediatamente" após assumir a presidência.

"A primeira e mais imediata preocupação de Obama na política internacional deve ser o Oriente Médio", estimou esta semana o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
...
Além disso, o novo governo herdará relações especialmente tensas com a Rússia, que durante o conflito na Geórgia lembraram em alguns momentos o clima da Guerra Fria.
...
O mundo também anseia pelo posicionamento de Obama em relação a um compromisso americano de preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas. Durante a campanha, o futuro presidente acusou Bush de simplesmente ignorar o problema.

A crise econômica, no entanto, certamente será a prioridade zero do novo governo. Em abril, uma nova cúpula de países do G20 em Londres - que deve estabelecer novas regras para o sistema de finanças internacional - ganhou uma dose extra de expectativas com o advento da presença de Barack Obama.

Fonte - G1

Sondagem sugere que Barack Obama é agora mais popular do que nunca

Uma sondagem da CNN divulgada ontem, nas vésperas da cerimónia de tomada de posse, sugere que o Presidente eleito norte-americano, Barack Obama, nunca foi tão popular como agora. 84 por cento dos inquiridos aprovam a forma como o novo Presidente assumiu a transição presidencial.

Esses 84 por cento representam mais dois pontos do que em meados de Dezembro e mais cinco em relação ao início daquele mês.

“Sabemos que o país está em ‘lua-de-mel’ quando seis em cada dez republicanos têm uma visão positiva de Obama”, comentou Keating Holland, director das sondagens da CNN.

Fonte - Público
Related Posts with Thumbnails