terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Católicos e luteranos dialogam para aproximação

CIDADE DO VATICANO, 19 JAN (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou nesta segunda-feira que o diálogo entre luteranos e católicos, que há dez anos levou à assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, vem se desenvolvendo positivamente com relação à investigação das "implicações e possibilidades de recepção" desta Declaração nas duas Igrejas.

O Pontífice fez estas afirmações ao receber nesta manhã no Vaticano uma delegação ecumênica proveniente da Finlândia, em ocasião da festa de São Henrique.

Bento XVI pediu durante o encontro que o diálogo que vem se desenvolvendo após a assinatura da Declaração esteja ligado cada vez mais "à natureza da Igreja como sinal e instrumento da salvação levada por Jesus Cristo, e não apenas como uma simples assembléia de fiéis ou uma instituição de várias funções".

O documento, assinado em 31 de outubro de 1999, estabelece que as religiões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, ou seja, que a salvação do ser humano depende completamente da graça salvadora de Deus. Divergências sobre este ponto foram um dos motivos principais que levaram à Reforma Protestante no século XVI.

A audiência com os representantes luteranos ocorre no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Além disso, a peregrinação a Roma do grupo de finlandeses também ocorre em meio às celebrações do Ano Paulino, que comemora o aniversário de dois mil anos do nascimento do Apóstolo Paulo, "cuja vida esteve dedicada sem trégua à unidade da Igreja", ressaltou o Papa.

Fonte - Ansa
Related Posts with Thumbnails