quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Adeptos do vudu se reúnem em festival em Benin

Milhares de adeptos do vuduísmo se reuniram durante dez dias em Benin, no oeste da África, em um festival para celebrar os espíritos de seus ancestrais.

O Benin Voodoo Festival, encerrado na quarta-feira, teve participantes de vários países, como Brasil, Estados Unidos e países do Caribe, que tiveram suas culturas influenciadas pelo vudu.

Acredita-se que o culto que esteja intimamente ligado ao tráfico de escravos africanos. Pesquisadores tentam agora encontrar ligações entre as culturas contemporâneas do Oeste da África com as de regiões das Américas, Caribe e Europa agora habitadas por grande número de descendentes africanos.

Praticantes de diferentes religiões aproveitaram o evento, realizado em Ouidah, um antigo porto de tráfico de escravos, para tentar reencontrar as raízes de seus ancestrais.

Veja as imagens

“Será que a minha tataravó se sentou nesta praia? Será que eu sou daqui”, disse a americana Alise Williams, de 23 anos, à agência de notícias Associated Press.

Segundo Roberto Strongman, professor da Universidade de Santa Barbara, na Califórnia, a tradição oral do vudu dá ao culto uma flexibilidade grande, que permite alterações e uma adequação à presença de outras religiões.

No Brasil, o vudu se misturou com o catolicismo e o candomblé praticado no país guarda muitas semelhanças com o vudu africano.

O sacrifício de animais, prática normalmente associada ao vudu, é uma celebração da vida e não da morte, dizem seus praticantes.

No Haiti, o vudu foi oficializado em 2003, tendo recebido o mesmo status de outras religiões praticadas no país.

Fonte - BBC

"Supõe-se lisonjeiramente que as superstições pagãs tenham desaparecido diante da civilização do século vinte. Mas a Palavra de Deus e o severo testemunho dos fatos declaram que a feitiçaria é praticada neste século tanto quanto o foi nos velhos tempos da magia. O antigo sistema de magia é, na realidade, o mesmo agora conhecido como moderno espiritismo. Satanás está encontrando acesso a milhares de mentes por apresentar-se sob o disfarce de amigos já falecidos. As Escrituras declaram que "os mortos não sabem coisa nenhuma". Ecl. 9:5. Seus pensamentos, amor e ódio já pereceram. Os mortos não mantêm comunhão com os vivos. Mas seguro de sua antiga astúcia, Satanás emprega este engano para obter o controle das mentes." (Atos dos Apóstolos - Ellen G. White - Pág. 288)

Mais sobre o tema, aqui.
Related Posts with Thumbnails