Milhares de adeptos do vuduísmo se reuniram durante dez dias em Benin, no oeste da África, em um festival para celebrar os espíritos de seus ancestrais.
O Benin Voodoo Festival, encerrado na quarta-feira, teve participantes de vários países, como Brasil, Estados Unidos e países do Caribe, que tiveram suas culturas influenciadas pelo vudu.
Acredita-se que o culto que esteja intimamente ligado ao tráfico de escravos africanos. Pesquisadores tentam agora encontrar ligações entre as culturas contemporâneas do Oeste da África com as de regiões das Américas, Caribe e Europa agora habitadas por grande número de descendentes africanos.
Praticantes de diferentes religiões aproveitaram o evento, realizado em Ouidah, um antigo porto de tráfico de escravos, para tentar reencontrar as raízes de seus ancestrais.
Veja as imagens
“Será que a minha tataravó se sentou nesta praia? Será que eu sou daqui”, disse a americana Alise Williams, de 23 anos, à agência de notícias Associated Press.
Segundo Roberto Strongman, professor da Universidade de Santa Barbara, na Califórnia, a tradição oral do vudu dá ao culto uma flexibilidade grande, que permite alterações e uma adequação à presença de outras religiões.
No Brasil, o vudu se misturou com o catolicismo e o candomblé praticado no país guarda muitas semelhanças com o vudu africano.
O sacrifício de animais, prática normalmente associada ao vudu, é uma celebração da vida e não da morte, dizem seus praticantes.
No Haiti, o vudu foi oficializado em 2003, tendo recebido o mesmo status de outras religiões praticadas no país.
Fonte - BBC
"Supõe-se lisonjeiramente que as superstições pagãs tenham desaparecido diante da civilização do século vinte. Mas a Palavra de Deus e o severo testemunho dos fatos declaram que a feitiçaria é praticada neste século tanto quanto o foi nos velhos tempos da magia. O antigo sistema de magia é, na realidade, o mesmo agora conhecido como moderno espiritismo. Satanás está encontrando acesso a milhares de mentes por apresentar-se sob o disfarce de amigos já falecidos. As Escrituras declaram que "os mortos não sabem coisa nenhuma". Ecl. 9:5. Seus pensamentos, amor e ódio já pereceram. Os mortos não mantêm comunhão com os vivos. Mas seguro de sua antiga astúcia, Satanás emprega este engano para obter o controle das mentes." (Atos dos Apóstolos - Ellen G. White - Pág. 288)
Mais sobre o tema, aqui.