quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

ONU 'deve assumir liderança na questão climática'



O secretário-executivo da Agência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, Yvo de Boer, afirmou nesta terça-feira que o fracasso dos líderes mundiais em chegar a um acordo sobre o aquecimento global obriga a ONU a assumir a liderança na questão.

De Boer quer realizar um encontro de cúpula de líderes mundiais para discutir o que vai acontecer quando o Protocolo de Kyoto expirar, em 2012.

Apesar do aumento contínuo do nível do mar, não há acordo sobre como lidar com a ameaça de longo termo representada pelo aquecimento global, diz De Boer.

Na verdade, diz ele, o processo está cada vez mais emperrado.

Necessidades diferentes

Segundo o secretário, é vital para o mundo chegar a um acordo sobre como as emissões de carbono deverão ser controladas depois de 2012.

Ele afirma que há muitos países diferentes com muitas necessidades diferentes.

As nações em desenvolvimento, diz De Boer, querem fazer crescer as suas economias e não pretendem tomar nenhuma medida que possa torná-las menos competitivas.

Enquanto isso, os Estados Unidos e a Austrália se recusaram até mesmo a aderir ao protocolo.

De Boer acredita que apenas a ONU poderá reunir todos esses grupos antagônicos.

"Acho muito importante trazer a questão da mudança climática de volta para o processo da ONU", afirmou.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que atacar o problema da mudança climática é uma de suas prioridades.

Em um discurso em Washington, nesta terça-feira, Ban disse que a mudança climática é uma ameaça universal às cidades costeiras nas quais vive quase metade da população mundial.

Fonte - BBC

Nota DDP:
Parece que a questão do clima realmente está diretamente relacionada com os eventos proféticos que claramente se desenrolam em nosso tempo, além de seguir os links que trazem notícias sobre a atuação da ONU, siga os links acerca dos efeitos das alterações climáticas, no plano das alianças entre diferentes grupos.
Related Posts with Thumbnails