terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Cientistas e evangélicos deixam divergências e trabalham em favor do planeta

Viviane Chaves

Alguns importantes cientistas e líderes evangélicos dos Estados Unidos concordaram em deixar as divergências de lado e trabalhar juntos contra o aquecimento global. Os representantes se reuniram na Georgia e concluíram que uma ação urgente é necessária. Detalhes do acordo serão divulgados ainda nesta quarta-feira, 17/01.

O vice-presidente de relações com o governo da Associação Nacional de Evangélicos, Rich Cizik, também esteve presente na reunião. A associação representa 45.000 igrejas. “Tenha Deus criado a Terra em um milissegundo ou tenha o planeta evoluído ao longo de bilhões de anos, a questão em que concordamos é que ele precisa de cuidados hoje”, disse.

O diretor do Centro de Saúde e Ambiente Global da Escola de Medicina de Harvard, Eric Chivian, também concorda com a medida. “Cientistas e evangélicos descobriram que partilham de uma preocupação profunda e um senso de urgência quanto às ameaças à vida na Terra e que devemos falar com uma só voz para protegê-la”, explicou.

Nos Estados Unidos, cientistas e evangélicos estavam tendo dificuldades em se unir por causa das diferentes crenças: a teoria da evolução e da criação, respectivamente.

O pastor Joel Hunter, que deixou a liderança da Coalizão Cristã da América porque a organização se recusou a incluir questões ambientais e sociais na sua agenda, o biólogo Edward O. Wilson e o cientista da Nasa James Hansen – um dos principais no alerta das conseqüências do efeito estufa – são algumas das personalidades mais esperadas para o lançamento formal da iniciativa.

Fonte - Elnet

Nota DDP:
Antes de tomar conhecimento desta notícia, por força de uma nova manifestação romana acerca da necessidade de santificação do domingo, havia escrito um comentário no Blog do Michelson Borges nos seguintes termos:

"Interessante como a Sra. White correlaciona a questão do domingo como tradição humana, com calamidades naturais, duas realidades que começamos a viver intesamente em nossos dias..."

No mesmo comentário, citava ainda um texto da Sra. White que, dentre outras coisas, faz a seguinte afirmação:

"Homens em posições de responsabilidade não só desatenderão e desprezarão o sábado eles mesmos, mas da tribuna sagrada instarão com o povo para que guardem o primeiro dia da semana, alegando a tradição e o costume em favor dessa instituição de feitura humana. Apontarão para as calamidades em terra e mar - as tempestades, as inundações, os terremotos, a destruição pelo fogo - como juízos indicadores do desprazer de Deus por não ser santificado o domingo."

Deste quadro profético delineado no parágrafo supra, falta apenas o cumprimento da parte final, qual seja, a necessidade de santificação do domingo, porque o Sábado bíblico já é há muito desatendido e desprezado, contra ele se prega nas mais diversas tribunas "sagradas", mesmo lugar onde se defende o domingo derivado da tradição e do costume, sem contar que as calamidades naturais, como pode facilmente se verificar neste blog pelas reiteradas notícias que a estas se relacionam, fazem parte da nossa realidade diária...

Sobre a questão ambiental, também roma já se manifestou sobre a necessidade de que sejam tomadas medidas para a preservação da natureza, o que me faz lembrar outro texto da Sra. White, a ser considerado neste contexto:

"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança os Estados Unidos forem induzidos a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram deles um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo." (Testemunhos Seletos - Vol. 2 - Pág. 151)
Related Posts with Thumbnails