domingo, 28 de janeiro de 2007

ONU dobra previsão de aumento da temperatura

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, previsto para ser divulgado no dia 2 de fevereiro, deve anunciar uma previsão de aumento na temperatura do planeta entre 2ºC e 4,5ºC acima das médias desde o período anterior à Revolução Industrial até o fim do século XXI. A probabilidade maior é de que a elevação seja de 3ºC.

Os valores são mais do que o dobro do previsto no último relatório, divulgado em 2001, quando o painel projetava um aquecimento de, no mínimo, 1,4ºC - o que já significava o maior aumento dos últimos 10 mil anos. A prévia do painel, que ainda será revisada por especialistas nos próximos dias, foi divulgada pela MetSul Meteorologia.

O ritmo de elevação da temperatura entre 2007 e o ano 2030 será provavelmente o dobro do século passado, conforme as análises. O painel acrescenta que o efeito do aquecimento pelos gases do efeito estufa aumentou 20% durante a década passada, o que representa a maior mudança observada em qualquer década nos últimos 200 anos.

Todos os continentes, exceto a Antártida, aqueceram na última metade de século com as maiores elevações da temperatura no Ártico do Canadá e em outras regiões próximas do pólo norte.

O painel foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o objetivo de apurar o risco de mudanças climáticas induzidas pelo homem. Os relatórios são divulgados a cada cinco anos e elaborados, analisados e revisados por mais de dois mil cientistas e governos de 154 países.

O texto que será divulgado no começo de fevereiro corresponde à primeira parte do relatório, intitulado "Summary for Policy-Makers" ou Sumário para Formuladores de Política.

Fonte - Terra

Mais no tema, aqui.
Related Posts with Thumbnails