sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Mortes por desastres naturais na China são mais de 3 mil

O governo destinará mais fundos para aprimorar o sistema de resposta a catástrofes, dizem autoridades. Maiores tragédias foram causadas por tufões

EFE


PEQUIM - Os desastres naturais causaram na China a morte de 3.155 pessoas em 2006, o número mais alto em oito anos, devido à intensidade dos tufões e inundações no país, informa o jornal estatal China Daily.

O Ministério de Assuntos Civis revelou os números, que representam um crescimento de 25% em relação a 2005.

Em 1998, morreram na China 5.511 pessoas devido às inundações produzidas pelo transbordamento do rio Yangtze.

"A metade das vítimas do ano passado morreu devido aos tufões", disse Li Baojun, funcionário do Departamento de Ajuda em Desastres do Ministério.

Só os dois principais tufões, o Bilis e o Saomai, o pior em 50 anos, mataram 848 e 483 pessoas, respectivamente. Foram 40% das mortes em desastres naturais no ano passado.

As províncias mais afetadas foram Hunan (centro), Fujian (sudeste) e Yunnan (sudoeste), com 588, 503 e 409 mortes, respectivamente.

O governo chinês destinará mais fundos para melhorar o sistema de resposta a desastres naturais, já que, segundo o diretor do departamento, Wang Zhenyao, o sistema de emergência para desastres melhorou, mas ainda precisa ser aprimorado.

Um dos problemas é convencer a população a abandonar suas casas quando se prevê um desastre, dizem autoridades.

Fonte - Estadão

Mais sobre desastres naturais, aqui.

Related Posts with Thumbnails