Recordando que ONU e EUA partilham objectivos de paz, segurança, liberdade e democracia, Ban Ki-moon afirmou necessitar da «participação e apoio» dos Estados Unidos em todas as actividades da ONU.
«O Médio Oriente é fonte de grande preocupação», defendeu o novo secretário-geral da ONU perante os jornalistas, depois de um encontro com Bush na Casa Branca.
«Especialmente no que diz respeito ao Iraque, a comunidade internacional deveria ter toda a disponibilidade para ajudar o Governo iraquiano e as pessoas a recuperar a paz e a estabilidade e da devastação económica», acrescentou Ki-moon.
Quanto a George W. Bush, disse, sobre Ban Ki-moon, que «admiro a forma como tem realizado o seu anterior trabalho e estou confiante em como irá fazer um grande trabalho agora».
Recorde-se que desde 2005 que os Estados Unidos têm vindo a pedir reformas que tornem a ONU mais eficiente e flexível para lidar com crises mundiais, uma tentativa reformista que tem sido criticada por muitos países em desenvolvimento, que receiam perder influência nos programas da ONU e postos de trabalho.
Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2007
17.01.07 - 09:15Fonte - Millenium
Mais sobre a autação da ONU no quadro profético, comece aqui.