quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

EUA: Tempestades de gelo responsáveis por 36 mortes

Os restos de uma tempestade de Inverno responsável por 36 mortos em seis Estados norte-americanos dirigiam-se esta segunda-feira para Nordeste, ameaçando partes de Nova Inglaterra com 30 centímetros de neve, revelaram as autoridades.

Bátegas de chuva gelada, granizo e neve desde sexta-feira causaram pelo menos 15 mortos em Oklahoma, oito no Missuri, cinco no Iowa, três no Texas e quatro em Nova Iorque e um no Maine. A tempestade deixou também centenas de milhar de pessoas sem electricidade no Missuri e Oklahoma.

O presidente George W. Bush declarou hoje o estado de emergência no Oklahoma e ordenou uma ajuda federal para apoiar os esforços das colectividades locais nas zonas assoladas desde sexta-feira pelas fortes tempestades de neve e inundações, indica o comunicado da Casa Branca.

A decisão presidencial autoriza o Departamento da Segurança Interna e a agência federal para as situações de Emergência a coordenar as medidas necessárias para socorrer as populações locais, precisa o comunicado.

Uma vaga de frio recorde atingia também a Califórnia enquanto o Nordeste do país gozava de uma temperatura clemente para Janeiro.

No Oklahoma, a maioria das vítimas morreu nas auto-estradas transformadas em pistas de gelo que provocaram mais de 200 acidentes, segundo as autoridades locais.

Cerca de 220 pessoas foram tratadas em hospitais a diversos ferimentos causados pelo mau tempo.

De acordo com os serviços de meteorologia, a situação deverá melhorar a partir de hoje no centro Norte e Sul do país, enquanto a frente fria deverá deslocar-se para Leste, com a previsível descida das temperaturas terça-feira de manhã.

A decisão do presidente Bush de declarar o estado de emergência em Oklahoma responde a um apelo do governador do Estado, Brad Henry.

As linhas de electricidade ficaram cortadas em numerosos locais pela queda de árvores cobertas de gelo e cerca de 112.338 lares ficaram sem energia eléctrica. A circulação tornou-se impraticável em várias das estradas principais.

O mau tempo deverá continuar até à noite (hora local) e levou à anulação de centenas de voos. Os cinemas, igrejas e lojas da principal cidade do Estado, Oklahoma City, continuavam encerrados.

Mais a Sul, no Texas, o governador pediu este fim-de-semana a ajuda da Guarda Nacional depois das inundações causadas pelas trombas de água.

Cerca de 65 centímetros de neve caíram em várias regiões do Colorado, enquanto o gelo cobria zonas do Illinois (Norte), Kansas (centro) e Missuri.

Na Califórnia, a temperatura em Los Angeles desceu domingo para níveis nunca vistos em meados de Janeiro, com 2,2 graus centígrados no centro da cidade, segundo a agência meteorológica nacional (NWS).

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger decretou sexta-feira o estado de emergência devido à vaga de frio que se abate há dois dias na região e as autoridades abriram centros aquecidos para albergar os sem-abrigo.

Diário Digital / Lusa

Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2007

15.01.07 - 22:33

Sobre a natureza em fúria, comece por aqui.
Related Posts with Thumbnails