segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A ponta do iceberg

Há situações antes inconcebíveis. Algumas figuras do cenário político e institucional eram intocáveis até pouco tempo. Ninguém ousava atacar o Papa romano.

As pessoas - mesmo aquelas de credos contrários - conflitavam com os ensinamentos do Pontífice, mas jamais deixaram de respeitá-lo como pessoa e representante supremo de uma confissão religiosa.

Outros tempos aqueles. Eram tempos em que as velhas avós italianas ensinavam a seus netos: "O Papa fala com Deus". Procuravam indicar a sua aproximação com o Eterno.

Os velhos imigrantes, aqueles que chegaram ao Brasil quando da Grande Imigração, partiram da Itália logo após a divulgação dos documentos finais do Concílio Vaticano I, realizado no ano de 1870.

Nesse Concílio a Igreja Católica centrou na figura papal a sua indivisibilidade e unidade, conferindo, ainda, ao Papa a condição de condutor e chefe de todo o rebanho.

Muito, mas não o suficiente para se entender a responsabilidade que passou a recair sobre as posições tomadas pelos Papas, a partir de então. Com o Concílio Vaticano I, o Papa passou a ser considerado infalível.

Exatamente isto: o Papa é infalível. As suas palavras, em matéria de fé, não podem merecer qualquer contestação. São verdades. Imutáveis. Axiomas perfeitos. Não precisam comprovação. E basta.

Volta-se. Compreende-se, então, a posição daqueles velhos imigrantes. Simples e presos às tradições religiosas de suas terras. Chegaram imbuídos das verdades impostas pelos padres de aldeias a seus fiéis.

Estes ensinamentos extraídos dos púlpitos chegaram ao Brasil. Os netos dos operosos imigrantes aprenderam, por derivação, que o Papa fala com Deus, como impôs o Concílio Vaticano de 1870.

Os tempos passaram e, por todo o mundo, novas formas religiosas se introduziram. A racionalidade e a universalização da informação tornaram a relações religiosas mais abertas e complexas.

Nada mais é linear. Em todos os desvãos das palavras, encontram-se novas hipóteses de análise e de divagação. A sociedade já não recebe com simplicidade as doutrinas expostas.

Restou para muitos a fé inabalável de natureza pessoal. Mas, muitos - quem sabe a maioria - está sempre a indagar sobre os ensinamentos recebidos. Já não aceitam as palavras da autoridade como incontestáveis.

Indagam. Refletem. Contra-opinam. Uma sociedade insaciável, interrogativa, inquieta, já não aceita, como no passado, os ensinamentos das velhas avós: o Papa fala com Deus. Quer saber como e em que condições.

É a dúvida constante das sociedades ocidentais. O racionalismo conduziu às grandes conquistas cientificas e avanços invulgares no cenário temporal. Deixou, contudo, um vácuo no campo espiritual.

É este vácuo que explode, por vezes, em atos inaceitáveis de violência e desamor. Na véspera deste Natal, em plena Basílica de São Pedro, monumento maior do catolicismo, aconteceu o inaceitável.

Uma jovem de vinte e cinco anos, nascida em plena Europa, de origem suíça, em movimento inusitado, pula como um felino e alcança o Papa em sua caminhada para o altar maior da Basílica.

Todos os meios de comunicação retrataram aquele gesto impensável por parte de uma civilizada européia. Foram parcos em explicações. Trata-se de uma jovem perturbada mentalmente. Apenas isto.

Explicação simples. Pueril. Seria necessário analisar-se o contexto religioso europeu, onde o número de não crentes cresce assustadoramente. A fuga dos templos - de todas as confissões - é significativa.

A Europa - com todas as suas vaidades intelectuais - já não se percebe que suas velhas tradições estão a ruir. Deseja-se cristã e procura impedir o ingresso da Turquia na União Européia.

Não constata, porém, que dentro de suas fronteiras, os seus valores estão em plena erosão. As violências contra imigrantes e as ingênuas manifestações contra outras religiões cobram um preço.

Explodem gestos inacreditáveis de violência, como o perpetrado pela jovem suíça. Agride em momento superior da cristandade. Já não se respeita a nada. Nem sequer às pessoas.

Termina melancólico o ano de 2009. Um acontecimento, em cerimônia religiosa, demonstra que a Europa está enferma. Gravemente enferma, apesar da empáfia de muitos europeus.

Na noite de Natal, em pleno Vaticano, como em outras recentes oportunidades, veio à tona parte do grave processo de perda de valores que corrói o cotidiano da Europa. Só não vê quem não quer.

Fonte - Terra

Nota DDP: Outro campo de atuação da igreja romana, o das raízes cristãs da Europa, reconhecido como relevante no processo de paz. Para isso, o evento ocorrido próximo ao natal (que este blog também repudia por seu caráter violento), serve como alavanca para endossar o que já se havia falado neste sentido quando da agressão a Berlusconi. E nem se diga que não é a primeira vez que um papa é atacado, porque desta vez o agente veio "de dentro", como faz questão de destacar o artigo supra. Não crentes e novas religiões pagam a conta do que vem ocorrendo no raciocínio do articulista, nada mais sofístico, ou conveniente talvez. Veja também "A família vive um ataque direto, porque nela se transmitem os valores".


Related Posts with Thumbnails