terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O diálogo religioso é uma necessidade

Jacarta, 1º dez (RV) - A Indonésia, nação muçulmana mais populosa do mundo, é um exemplo de sociedade multicultural. Foi o que afirmou o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Card. Jean-Louis Tauran, em visita esses dias ao país.

"Criar uma ponte para o diálogo não é uma opção, mas uma necessidade" – destacou o cardeal, encontrando a ministra do Comércio, Marie Elka Pangestu, e o arcebispo de Jacarta, Card. Julius Riyadi Darmaatmadja.

Na capital, o Cardeal Tauran visitou a mesquita de Istiqlal, que fica diante da Catedral. Quem o recebeu foi o imã da mesquita, Kiai Hajj Syarifuddin Muhammad, que recordou que o templo não é somente a casa dos muçulmanos, mas de todos os fiéis de diversas religiões.

A mesquita, acrescentou, é um símbolo do diálogo inter-religioso, pois quem a construiu foi o arquiteto cristão Frederich Silaban.

O purpurado, por sua vez, agradeceu ao imã pelo acolhimento e manifestou apreço pela atmosfera de amizade: "Parece que não existe uma diferença entre os muçulmanos indonésios e os cidadãos cristãos". Para o Card. Tauran, os cristãos deveriam aprender dos muçulmanos a forte prática de fé e a disciplina.

A visita do purpurado à Indonésia encerra-se amanhã.

Fonte - Radio Vaticano


Related Posts with Thumbnails