quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Acordo será a chave para aprovar lei climática nos EUA

COPENHAGUE - Se as negociações sobre mudanças climáticas em Copenhague vacilarem nesta semana, as chances para os Estados Unidos aprovarem sua lei doméstica sobre redução das emissões no Senado podem fracassar seriamente, disse o senador americano John Kerry nesta quarta-feira. "Com muito sucesso aqui em Copenhague, no ano seguinte, o Congresso dos Estados Unidos vai aprovar a legislação sobre clima e energia que irá reduzir as emissões da América", afirmou.

Em um discurso que buscou incentivar os negociadores da COP e assegurar-lhes de que os Estados Unidos finalmente juntaram esforços para o acordo, Kerry acrescentou que o fracasso das negociações fará com que seja "extremamente difícil" para o governo apoiar uma lei doméstica sobre o clima. Kerry, que disputou as eleições presidenciais em 2004, está liderando os esforços para redigir a lei de mudança climática no Senado, onde o texto está paralisado há meses.
...
Em seu discurso, Kerry também foi além das preocupações com a segurança nacional. "Se (o ex-Vice presidente) Dick Cheney pode argumentar que, mesmo uma chance de 1% de um ataque terrorista, é 100% de justificativa para uma ação preventiva, certamente, quando os cientistas nos dizem que as mudanças climáticas são quase 100% certas, devemos ser capazes de estar juntos e nos unirmos num esforço total para combater uma ameaça mortal para a vida deste planeta".

Fonte - Estado


Related Posts with Thumbnails