quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Católicos vão a Roma por justiça climática

ROMA, terça-feira, 1º de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- Líderes da Igreja, agências humanitárias e instituições assistenciais estão unindo esforços para exortar os líderes mundiais a tratar da questão da “justiça climática”, às vésperas da reunião da cúpula para mudanças climáticas, prevista para 10 de dezembro em Copenhague, Dinamarca. A Cáritas e o Catholic Group International Cooperation for Development and Solidarity (CIDSE) representam 180 agências católicas que lutam por um novo acordo sobre mudanças climáticas que priorize as necessidades dos mais pobres.

O objetivo, segundo um comunicado da Cáritas, é levar representantes e bispos de 25 países a Copenhague para exercer pressão sobre os governos, “para que deixem uma herança verde para as gerações futuras”. Entre os países interessados estão México, Zâmbia, África do Sul, Moçambique e Quênia, assim como estados americanos e europeus.

O secretário-geral da Cáritas Internacional, Lesley-Anne Knight, que estará na reunião, afirmou que “os líderes mundiais devem chegar a acordos legalmente vinculantes para redução de emissões” –os países mais poluidores devem assumir o ônus pelos prejuízos causados pelas mudanças climáticas às comunidades mais pobres.
...
Fonte - Zenit


Related Posts with Thumbnails