segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Paz e meio ambiente

Cidade do Vaticano, 19 dez (RV) - Paz e meio ambiente. Sobre esta relação, Bento XVI dedicou sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2010, a ser celebrado em 1º de janeiro de 2010.

O Santo Padre propõe uma visão cósmica da paz, que deve ser concretizada num estado de harmonia entre Deus, a humanidade e a criação. Para o papa, a degradação ambiental expressa não só uma ruptura do equilíbrio entre a humanidade e a criação, mas também uma deterioração, mais profunda, da união entre a humanidade e Deus. Assim, refletir sobre a crise ecológica significa, ao mesmo tempo, refletir sobre uma "crise interior", crise que interpela diretamente o homem, a quem Deus confiou o mandato de "conservar e cultivar" o mundo.

Bento XVI abstém-se de propor soluções técnicas. O que faz é exortar a um reequilíbrio da relação entre o Criador, a humanidade e a criação. Nesta ordem de ideias, ele indica alguns pontos essenciais.

Primeiramente, a necessidade de cultivar uma visão não redutiva da natureza e do homem. "Considerar a criação como dom de Deus à humanidade – observa Bento XVI –, ajuda-nos a compreender a vocação e o valor do homem."

Depois, a necessidade de uma profunda renovação ética e cultural. "As situações de crise, sejam elas de caráter econômico, alimentar, ambiental ou social – escreve o Papa –, são, em última análise, crises morais", que põem em causa o comportamento de cada um de nós, os estilos de vida e os modelos de consumo e de produção atualmente dominantes, muitas vezes insustentáveis.

Todos somos responsáveis pelo cuidado da criação. É uma responsabilidade sem fronteiras. Fundamental importância assume a educação para a ecologia, sobretudo no âmbito da família.
...
Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: A questão do "consumo" tem sido explorada reiteradamente, para entender onde se quer chegar com essa linha de raciocínio, sugiro a leitura do post "Igreja Católica propõe o domingo como salvaguarda ao aquecimento global e consumismo".


Related Posts with Thumbnails