terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Entra em vigor tratado que reforma União Européia

A União Europeia celebra nesta terça-feira a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que estabelece uma série de reformas institucionais destinadas a tornar mais democrático o processo de tomada de decisões do bloco e a fortalecer seu papel no cenário global.

Assinado em dezembro de 2007 como alternativa à falida Constituição Europeia, reprovada em referendo por franceses e holandeses dois anos antes, o novo acordo adapta as regras da UE à estrutura de um bloco que duplicou de tamanho durante a última década.

Para isso, muitas das decisões do Conselho Europeu, órgão que reúne os governos dos 27 países da UE, deixarão de ser tomadas por unanimidade e passarão a respeitar o critério de dupla maioria qualificada a partir de 2014.
...
Fonte - BBC

Nota DDP: Em outras palavras, criaram um dispositivo legal para burlar a falta de unidade dos componentes do bloco. Não se unirão, diz a profecia. Ver também "Tratado de Lisboa entra finalmente em vigor". Destaque:

Os defensores do texto, assinado em Lisboa a 13 de Dezembro de 2007, acreditam que este é um primeiro passo para que a União Europeia assuma um papel de destaque na nova ordem mundial, depois da emergência de novas potências.


Related Posts with Thumbnails