terça-feira, 2 de setembro de 2008

IPCC diz que geleiras estão derretendo com velocidade recorde

Genebra, 1 set (EFE).- As geleiras estão derretendo com velocidade recorde desde o início deste século, segundo um relatório apresentado hoje durante a 29ª Sessão do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, em inglês).

Segundo o documento, o ritmo atual de derretimento das geleiras dobrou, e em 2006, o último ano com dados disponíveis, foram registradas perdas de gelo sem precedentes.

"Se esta tendência continuar e os Governos não entrarem em acordo sobre as novas reduções de gás de efeito estufa em Copenhague em 2009, é possível que as geleiras desapareçam de muitas regiões montanhosas durante este século", adverte o relatório.

Apesar de os fenômenos extraordinários do degelo já estarem acontecendo nas duas últimas décadas do século passado, o ritmo tem se acelerado nos oito primeiros anos do atual.
...
Os especialistas destacam que, além das conseqüências globais da perda das geleiras, o fornecimento de água de milhões de pessoas está ameaçado.

"É urgente, precisamos desenvolver e utilizar tecnologias modernas e estender a rede de vigilância para as regiões onde ainda não há sistemas de controle eficazes", afirmou o diretor do Serviço Mundial de Controle das Geleiras (WGMS, em inglês), Wilfrid Haeberli.
...
Fonte - Yahoo
Related Posts with Thumbnails