Dakar, 25 set (RV) - Os líderes religiosos devem trabalhar juntos na África Ocidental para contribuir pela busca da paz no território. A afirmação foi feita pelo arcebispo da capital senegalesa, Dakar, dom Theodore Adrien Sarr, em entrevista à agência de notícias africana Panapress.
“É um tema que me esforço para promover pessoalmente”, explicou o cardeal, lembrando que cristãos, islâmicos e membros de outras religiões devem assumir o compromisso e se sensibilizar em busca da paz.
Para Dom Theodore, no entanto, é fundamental prosseguir com o diálogo interreligioso e trabalhar para estreitar essas relações. O cardeal destacou também que o cristianismo, o islamismo e as religiões tradicionais têm valores em comum como a solidariedade, o respeito ao próximo, o amor pela vida e o senso de humanidade.
“Juntas”, acrescentou Dom Theodore, “as nossas religiões podem se voltar para os políticos e interpelá-los sobre alguns valores”. O cardeal ressaltou, ainda, que é preciso contribuir para prevenir os conflitos e pôr fim à violência que assola a África Ocidental.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP: Como se vê, a intenção final do ecumenismo é ladeada de contornos políticos.