sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O aquecimento global como legítima defesa

Seis ativistas do Greenpeace foram isentados de terem que pagar cerca de US$ 50 mil pelos danos criminosos causados a uma estação de energia a carvão. Acredita-se que o veredicto de um júri britânico irá encorajar novos protestos do mesmo tipo.

Em outubro do ano passado ativistas tentaram paralizar a estação de energia escalando uma chaminé de 200 metros de altura. No topo, pintaram a palavra "Gordon" -- uma alusão ao primeiro-ministro Gordon Brown.

Indiciados, os ativistas se defenderam dizendo que sua atitude podia ser legalmente justificada, uma vez que estavam tentando evitar as alterações climáticas, que provocam maiores danos à propriedade em todo o mundo. Foram declarados inocentes.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Interessante jurisprudência. A atitude dos guardadores de sábado, que estariam perturbando a ordem internacional por conta de seu não alinhamento aos demais grupos, poderia justificar sua perseguição?

E então o grande enganador persuadirá os homens de que os que servem a Deus estão motivando esses males. A classe que provocou o descontentamento do Céu atribuirá todas as suas inquietações àqueles cuja obediência aos mandamentos de Deus é perpétua reprovação aos transgressores. Declarar-se-á que os homens estão ofendendo a Deus pela violação do descanso dominical; que este pecado acarretou calamidades que não cessarão antes que a observância do domingo seja estritamente imposta; e que os que apresentam os requisitos do quarto mandamento, destruindo assim a reverência pelo domingo, são perturbadores do povo, impedindo a sua restauração ao favor divino e à prosperidade temporal." -- O Grande Conflito, pág. 590.
Related Posts with Thumbnails