quinta-feira, 5 de abril de 2007

Câmeras com alto-falantes vão censurar condutas inadequadas no Reino Unido

Londres - Depois de as câmeras de segurança terem transformado o Reino Unido num grande "Big Brother", o Governo britânico pretende agora adicionar a elas um alto-falante.

Apenas câmeras localizadas em pontos estratégicos serão alteradas, para que as autoridades possam "repreender" aqueles que demonstrarem um mau comportamento.

A iniciativa, testada inicialmente na cidade de Middlesbrough (nordeste da Inglaterra), onde o sistema de segurança já opera, afetará mais de 4 milhões de câmeras de vigilância espalhadas pelo país, informou nesta quarta-feira (4) o ministro do Interior, John Reid.

Na cidade inglesa onde já há câmeras com alto-falantes, funcionários da Prefeitura não hesitam em censurar os cidadãos que não mostram um bom comportamento.

Mas não serão só funcionários públicos que poderão repreender quem jogar um papel no chão ou quem não recolher os dejetos de seu cachorro. As crianças também poderão soltar a voz.

Segundo Reid, serão realizados concursos em escolas para escolher crianças que poderão usar os alto-falantes.

A inovação terá um custo total de £ 500.000.

"Os moradores estão fartos da sujeira das ruas e dos comportamentos pouco cívicos. Além disso, querem lembrar ao povo o que é e o que não é um comportamento cívico", disse o ministro.

No entanto, alguns britânicos já se queixaram da iniciativa, que, segundo críticas de grupos de defesa das liberdades civis, mostra como o "'Big Brother' adquiriu ares de loucura".

O estado de controle e vigilância permanente vivido no Reino Unido se traduz em 4,2 milhões de câmeras de segurança, as quais são sete vezes menos efetivas para a redução da criminalidade que um lugar melhor iluminado, reconheceu o próprio Ministério do Interior britânico num relatório oficial.

A única exceção, segundo o documento, são os estacionamentos de carros, onde o índice de crimes caiu 41% desde que as câmaras de segurança foram instaladas.

Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails