quarta-feira, 25 de abril de 2007

Gripe aviária pode matar sete milhões de pessoas, adverte a OMS

MANILA, 24 abr (AFP) - Uma pandemia de gripe aviária pode contaminar até um bilhão de pessoas no mundo e matar entre duas e sete milhões delas, afirmou nesta terça-feira Jean-Marc Olive, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Estas estimativas se baseiam em modelos matemáticos utilizados durante as epidemias de gripe anteriores", explicou Jean-Marc Olive, representante da OMS nas Filipinas.

"A próxima pandemia poderá provocar um índice de mortalidade muito elevado em poucas semanas. Poderá gerar um bilhão de casos e entre dois e sete milhões de mortos", declarou o funcionário duarnte um foro sobre o tema, acrescentando que esse cenário pode ser evitado com adoção de medidas radicais.

A gripe aviária já deixou 172 mortos desde que ressurgiu no final de 2003, principalmente na Ásia. Os contágios ocorrem no momento entre aves de criação e o homem, mas os especialistas temem uma mutação no vírus que favoreça as transmissões entre seres humanos, o que poderá desencadear uma pandemia em escala mundial.

Fonte - UOL
Related Posts with Thumbnails