Nesta segunda-feira, dia 03/04, a Organização das Nações Unidas (ONU) abriu para debate e avaliações o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (PIMC) na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Os dados serão analisados durante uma semana, com o objetivo de trazer novas conclusões sobre as conseqüências do aquecimento global.
Um relatório final deve ficar pronto na próxima sexta-feira, dia 06/04. O encontro com a participação de 285 representantes de 124 países, mais os 50 cientistas que são responsáveis pelo relatório, além de várias organizações não-governamentais.
As análises atuais fazem referência dos efeitos da mudança climática sobre os recursos hídricos, agricultura, saúde, habitat e economia. De acordo com o representante da WWF, Martin Hiller, este encontro é crucial para as próximas décadas.
Segundo informações preliminares, em apenas 25 anos, muitos países pobres irão quebrar por falta de água potável e eliminação da safra agrícola; cidades costeiras sofrerão com inundações e várias ilhas irão sumir com a elevação do nível dos mares.
Fonte - Elnet