terça-feira, 17 de abril de 2007

Para cientistas e militares, água será problema grave nos EUA

Enchentes e secas levarão a disputas dentro do país e conflitos no exterior, dizem dois relatórios

Associated Press

WASHINGTON - Conforme o aquecimento global se intensifica, a água - em escassez ou em excesso - será o maior problema para os Estados Unidos, dizem especialistas científicos e militares. O problema envolverá política interna, com Estados enfrentando-se pelo controle dos rios da América do Norte, e externa, com a desertificação e enchentes estimulando guerras e terrorismo.

Na frente doméstica, especialmente no Sudoeste, regiões inteiras terão de encontrar novas fontes de água potável. Os Grandes Lagos encolherão, peixes e outras espécies sofrerão. A elevação do nível dos mares e tempestades reforçadas causarão inundações.

Um relatório, preparado por cientistas, trata dos efeitos do aquecimento global na América do Norte e faz parte de um levantamento internacional dos impactos da mudança climática. Outro texto, este elaborado por militares americanos da reserva, adverte que as regiões mais pobres e politicamente instáveis do mundo - Oriente Médio, África e Sul da Ásia - ficarão ainda Amis à mercê da guerra, do terrorismo e precisarão sofrer intervenções internacionais.

"Água é o principal problema (do aquecimento global) para os EUA, disse o professor de Geociências de Princeton, Michael Oppenheimer, após uma entrevista coletiva para a apresentação do capítulo sobre América do Norte do segundo relatório do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática.

Um dos principais especialistas em seca do governo americano, Roger Pulwarty, disse que Estados como Arizona e cOlorado, que já se digladiam nos tribunais pelo controle da Bacia do Rio colorado, elevarão o tom do confronto.

Poucas horas depois da apresentação dos cientistas, o general reformado Charles F. "Chuck" Wald tratou do problema do aquecimento global sob outro enfoque, mas com conclusões bem parecidas. "Uma das áreas mais prováveis de conflito será a questão da água", disse ele, que é ex-vice-comandante do Comando Europeu dos Estados Unidos. Ele citou o Oriente Médio e a África.

Um co-autor do relatório militar, o ex-chefe do Estado Maior do Exército, Gordon R. Sullivan, afirmou que enchentes poderão desestabilizar países como Paquistão, Índia, Bangladesh, Indonésia e Vietnã.

Fonte - Estadão

Related Posts with Thumbnails