quinta-feira, 26 de abril de 2007

Crise climática preocupa o Vaticano

Papa pede alterações nos estilos de vida e modelos de consumo que esgotam os recursos naturais
Bento XVI lançou um apelo em favor da mudança dos actuais estilos de vida e modelos de consumo que esgotam os recursos naturais.

O pedido é feito numa mensagem enviada aos participantes no seminário de estudo sobre o tema "Mudanças climáticas e desenvolvimento", promovido pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP) entre 25 e 26 de Abril.

O impacto das mudanças climáticas no desenvolvimento económico e nas políticas sociais são alguns dos temas em cima da mesa. As questões energéticas, a responsabilidade da sociedade civil e da Igreja são outras matérias em agenda.

O Papa destaca a necessidade de "aprofundar temáticas de relevante importância ambiental, ética, económica, social e política", com repercussões particularmente incidentes sobre os sectores "mais fracos da sociedade".

O presidente do CPJP apresentará as conclusões do encontro, esta quinta-feira. Em declarações à Rádio Vaticano, o Cardeal Renato Martino assinala que "a Santa Sé segue, de perto, os problemas" relacionados com as mudanças climáticas.

"Neste campo, fazemos apelo à solidariedade internacional, porque quando faltam recursos para fazer face a estas mudanças, quem sofre são sempre os mais pobres", alerta.

O Cardeal Martino defende que é preciso "aprender a lidar com estes problemas, não os deixando ao cuidado dos peritos, mas ver como cada pessoa da sociedade pode contribuir para a solução desta situação".

Fonte - Agência Ecclesia

Nota DDP:
Fiquemos atentos às conclusões que serão apresentadas...

Related Posts with Thumbnails