O Kremlin prepara sua própria resposta militar aos controversos planos americanos de construir um novo sistema de defesa antimísseis na Europa Oriental. O governo de Vladimir Putin afirma que vai mudar a estratégica estabilidade do mundo e considera até medidas ativas em resposta ao escudo antimíssil e aos radares, que serão instalados na Polônia e na República Tcheca.
Embora o Kremlin não tenha se pronunciado oficialmente sobre seus planos, especialistas acham que a resposta deve incluir aprimoramento do arsenal nuclear, um maior número de mísseis móveis e envio da frota de submarinos nucleares ao Pólo Norte, onde é quase impossível detectá-los.
O anúncio de que os EUA pretendiam instalar baterias antiaéreas na Polônia e uma base de radar na República Checa como parte desse escudo antimísseis veio em janeiro. Os americanos então alegaram que ele serviria para proteger a região de eventuais ataques do Irã e da Coréia do Norte.
Na ocasião o chanceler Serguei Lavrov declarou que as instalações seriam capazes de interceptar mísseis lançados a partir da Rússia, e destacou que, se a preocupação fosse com o Irã ou a Coréia do Norte, as bases deveriam ser então instaladas em outros locais.
(Opinião e Notícia)
Fonte - Blog Michelson Borges