quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Bento XVI diz que desafios exigem "testemunho de unidade" entre cristãos

Cidade do Vaticano, 30 nov (EFE) - O papa Bento XVI insistiu hoje na comunhão entre os cristãos, porque "os desafios do mundo moderno requerem com urgência um testemunho de unidade entre os discípulos de Cristo".

O pontífice enviou uma mensagem ao patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, por ocasião da festa de Santo André, patrono dessa igreja.

A mensagem foi entregue pelo cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que se encontra atualmente em Istambul para assistir às celebrações.

No documento, o papa lembrou que, se Bartolomeu I visitou Roma em três ocasiões este ano, houve visitas de reciprocidade por parte dos representantes da Igreja Católica na Ásia Menor, que são sinais de um comum desejo de união.

"Eu acho e espero que esta evolução terá um efeito construtivo no diálogo teológico oficial entre a Igreja Ortodoxa e a Católica e nos levará à resolução das dificuldades", afirmou Bento XVI.

O pontífice referia-se, assim, ao êxito de uma recente reunião entre representantes católicos e das igrejas ortodoxas para aproximar as posições das duas igrejas cristãs, separadas após o grande cisma do Oriente, em 1054, com as excomunhões do papa Leão IX e do patriarca Miguel Cerulário.

Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails