quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Direitos humanos se fundamentam em Deus, explica Bento XVI

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- Os direitos humanos têm seu fundamento em Deus, declarou Bento XVI nesta quarta-feira, dia em que se celebram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
...
Após o concerto, o Papa tomou a palavra brevemente para explicar que «a dignidade de todo homem só está verdadeiramente garantida quando todos seus direitos fundamentais são reconhecidos, defendidos e promovidos».
...
«A lei natural, escrita por Deus na consciência humana, é um denominador comum a todos os homens e a todos os povos; é uma guia universal que todos podem conhecer e em virtude da qual todos podem compreender-se.»

«Portanto, os direitos do homem estão fundamentados em última instância em Deus criador, que deu a cada um a inteligência e a liberdade. Quando se prescinde desta sólida base ética, os direitos humanos se enfraquecem, pois ficam sem seu fundamento sólido», advertiu.

O Papa pediu que a celebração do sexagésimo aniversário da Declaração seja uma oportunidade para verificar «até que ponto os ideais, aceitos pela maior parte da comunidade das nações em 1948, são hoje respeitados nas diferentes legislações nacionais, ou mais ainda, na consciência dos indivíduos e das coletividades».
...
O bispo de Roma concluiu pedindo que não cesse o compromisso por «promover e definir melhor os direitos do homem» e que se intensifique o esforço «por garantir seu respeito».

Fonte - Zenit

Nota DDP: Sendo bem direito, o Papa BXVI está pedindo claramente que as legislações nacionais contemplem a tutela da lei natural tal qual entendida pela igreja. Para melhor perceber a implicação desta condição com o domingo, caso não se consiga visualizar diretamente a relação, sugiro a releitura de "Os direitos humanos e o domingo".
Related Posts with Thumbnails