quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Obama coloca o meio ambiente no topo da agenda norte-americana

O presidente eleito dos EUA defendeu estímulos "verdes" à economia dos EUA e nomeou o Nobel de Física Steve Chu como secretário de Energia. Tudo indica que o meio ambiente será a questão definidora da sua presidência.

Barack Obama aproveitou o anúncio em Chicago de sua equipe encarregada das políticas ambientais para reafirmar seu compromisso em prol da reforma energética, colocando a questão no centro do seu plano econômico. O presidente eleito dos EUA fez a ruptura mais decisiva com os últimos oito anos da administração de George Bush.

Assim como a indicação do novo secretário de Energia, a nomeação de Carol Browner -- ex-chefe da Agência de Proteção Ambiental do governo Bill Clinton -- como representante especial para energia e mudança climática dos EUA também foi bem recebida por ambientalistas.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Veja também no G1 - "UE pede que Obama se some à batalha contra a mudança climática" e no Último Segundo - "Al Gore diz que Obama promoverá acordo para reduzir emissões poluentes".

Aliás, desta última matéria, destaco:

[...]
"Sim, nós podemos", disse Gore, usando o lema do novo líder americano, para terminar um discurso que começou com uma advertência: "A terra, nosso lar, está em perigo".
[...]
"Pode ser feito, vamos finalizar o caminho em Copenhague, é algo mais que um dever político, é uma questão moral"
[...]
Um esforço pelo meio ambiente criará empregos verdes e investimentos ecológicos capazes de impulsionar a economia em crise, insistiu o ex-vice-presidente americano, que ressaltou a "revolução verde" proposta na quinta-feira pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
[...]

Qualquer semelhança com outro discurso vindo do velho continente não é mera coincidência... EUA, Vaticano e ONU, juntos no "combate" ao aquecimento global, lembra-se das três rãs de Apocalipse?
Related Posts with Thumbnails