Cidade do Vaticano, 5 dez (EFE) - O papa Bento XVI ressaltou hoje o "valor irrenunciável" da lei moral natural, "que oferece a garantia para se sentir defendido de qualquer manipulação ideológica ou de qualquer atropelo com base na lei do mais forte".
...
"Reitero a necessidade e a urgência de criar na cultura e na sociedade civil e política as condições indispensáveis para uma plena consciência do valor irrenunciável da moral natural", afirmou o papa.
O líder da Igreja Católica destacou que a lei "constitui a verdadeira garantia oferecida a cada um para viver livre e ter respeitada sua dignidade como pessoa".
Bento XVI acrescentou que a lei moral natural defende "de qualquer manipulação ideológica" e de qualquer "atropelo" cometido sobre a base da lei do mais forte.
O papa se referiu também ao "sentido e método da teologia", um dos temas analisados nos últimos anos pela Comissão Teológica Internacional.
Segundo ele, a opinião pública pede muitas vezes aos teólogos que promovam o diálogo entre as religiões e culturas, a justiça, a defesa do meio ambiente e contribuir ao desenvolvimento de uma ética "que tenha como coordenada a paz, a justiça e a defesa do meio ambiente".
...
Fonte - G1
Segundo explica o Catecismo da Igreja Católica no número 1954, «a lei natural expressa o sentido moral original que permite ao homem discernir mediante a razão o que são o bem e o mal, a verdade e a mentira». Em definitivo, os dez mandamentos.
...
Fonte - Zenit
Nota DDP:
Primeiro: Lei moral natural = Catecismo.
Segundo: Catecismo = Dez Mandamentos (romanos).
Terceiro: Dez Mandamentos (romanos) = Paz, justiça e meio ambiente.
Conclusão: O domingo é a solução. Sem novidade, ele já está falando isso a algum tempo.