quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Europa diverge sobre combate ao aquecimento global


Os líderes europeus se reúnem nesta quinta-feira em Bruxelas profundamente divididos sobre como cumprir suas promessas de combate ao aquecimento global. Mesmo assim, eles não admitem a hipótese de fracasso do acordo.

A União Européia está dividida entre os países mais pobres do leste e os mais ricos da parte ocidental do continente, mas, apesar das divergências, até o fim de semana os presidentes e primeiros-ministros precisam tomar decisões-chave para a elaboração de um pacote de leis sobre alterações climáticas que valerá para os 27 países-membros.

De um lado, estão Polônia, que ameaça vetar o pacote; Alemanha, que não quer que sua indústria pague para poluir; e a Itália, que considera o plano ambicioso demais. De outro, a Grã-Bretanha diz que o pacote acabará resultando em ganhos para as empresas.

A Europa quer reduzir as emissões de gases de efeito estufa para um quinto até 2020 -- em comparação com os níveis de 1990 --, além de diminuir o consumo energético também para um quinto, com o mesmo prazo, e fazer com que 20% da energia da UE sejam provenientes de fontes renováveis.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Impossível ler esta notícia e não lembrar de "Betancourt: o mundo necessita de líderes espirituais" e "Especialistas defendem a falta de um "líder" para enfrentamento das crises globais".
Related Posts with Thumbnails