terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Papa constata aproximação dos ortodoxos sobre primado

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 (ZENIT.org).- «Deram-se significativos passos adiante» no diálogo com os ortodoxos sobre a relação entre o primado do Papa e a sinodalidade na Igreja, constatou Bento XVI na sexta-feira passada, ao receber em audiência os participantes da plenária do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que durante a semana passada refletiram sobre «recepção e futuro do diálogo ecumênico».
...
Diálogo com as comunidades da Reforma

De modo particular, dentro do chamado Harvest Project, examinaram-se quatro das frentes de diálogo que a Igreja Católica mantém atualmente: com a Federação Luterana Mundial, com o Conselho Mundial Metodista, com a Comunhão Anglicana e com a Aliança Reformada Mundial.

Sobre o estado de avanço para uma compreensão recíproca e para o reconhecimento de elementos de convergência, o Papa afirmou que «nos encontramos in via, em uma situação intermediária, na qual parece muito útil e oportuno um exame objetivo dos resultados obtidos».
...
«A caridade ajudará os cristãos a cultivarem a ‘sede’ da plena comunhão na verdade e, seguindo docilmente as inspirações do Espírito Santo, poderemos esperar chegar logo à desejada unidade, no dia que o Senhor quiser», acrescentou.

Portanto, «o ecumenismo nos convida a um fraterno e generoso intercâmbio de dons, conscientes de que a plena comunhão na fé, nos sacramentos e no ministério é o fim e a meta de todo o movimento ecumênico», concluiu.

Fonte - Zenit

Nota DDP: De palpável nas intenções ecumênicas o apontamento dos "sacramentos", onde se insere a eucaristia e por consequência o domingo. Em relação ao "no dia que o Senhor quiser", seria uma subliminar?
Related Posts with Thumbnails