terça-feira, 2 de dezembro de 2008

OIT: 20 milhões podem perder o emprego em 2009

O diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavía, afirmou que se os governos não adotarem "medidas profundas", o desemprego em 2009 pode atingir 20 milhões de pessoas ao redor do mundo, em decorrência da crise financeira internacional. As informações são da agência Ansa.

Em entrevista ao jornal chileno El Mercurio, Somavía disse que o momento exige uma maior cooperação entre governos, empregadores e trabalhadores. "Quando as pessoas não têm emprego, é preciso se preocupar com a proteção social e nós acreditamos firmemente no diálogo social", explicou. "Se medidas profundas não forem tomadas, aproximadamente 20 milhões de pessoas podem ficar desempregadas até o final de 2009."

O diretor acrescentou que a OIT não pretende "fazer o que o Fundo Monetário Internacional (FMI) fazia no passado, com uma única política aplicável a todos os países do mundo", pois para ele foi essa a origem de "muitos dos problemas que temos hoje".

Para a entidade, o tema do emprego e das empresas é fundamental, assim como o investimento em infra-estrutura, como portos e aeroportos.

Mesmo que isso dependa dos países, acrescentou, "é preciso avançar nos investimentos públicos e na promoção dos investimentos privados nas pequenas empresas".

Fonte - Invertia

Nota DDP: Via de regra essas projeções costumam ser otimistas...
Related Posts with Thumbnails