segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Os direitos humanos e o domingo

Papa diz que obedecer Palavra de Deus desenvolve liberdade

25.10.2008 - A obediência à Palavra de Deus não é um ataque à liberdade individual, "mas desenvolve todas as possibilidades de nossa liberdade", disse hoje o papa Bento XVI aos 253 bispos que participaram do Sínodo e aos quais ofereceu um almoço de despedida.
...
Bento XVI disse se sentir "um pouco preocupado", já que achava que estava violando "o direito humano de alguns ao repouso noturno e também ao descanso de domingo, que são direitos realmente fundamentais".
...
Fonte - Terra

Santa Sé pede que se evite «interpretações relativistas» dos direitos humanos

PARIS, sexta-feira, 24 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- A Santa Sé pediu à comunidade internacional que evite interpretações relativistas dos direitos humanos ou interpretações segundo interesses partidaristas.
...
«Não temos que ceder à tentação de interpretações relativistas dos direitos humanos ou a uma aplicação parcial e desigual, segundo o capricho de quem tem de aplicá-los», explicou o representante papal.
...
Para o representante vaticano, uma atitude assim «significaria satisfazer exigências particulares, descuidando as exigências legítimas da pessoa humana, para quem estes direitos foram reconhecidos».
...
Os direitos humanos se revelaram como um meio eficaz para preservar a paz no mundo, e sua promoção é uma arma eficaz para superar as desigualdades entre os países e grupos sociais.
...
Estes direitos, declarou, são «expressão da lei natural, que está inscrita no coração do homem e que está presente nas diferentes culturas e civilizações».
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: O primeiro artigo se refere à "preocupação" do líder romano sobre o trabalho das pessoas envolvidas no sínodo encerrado na última semana. A segunda guarda vínculo com a questão da liberdade religiosa.

Mas ambas revelam uma verdade que ainda é comunicada nas entrelinhas. A guarda do domingo é um direito humano fundamental, que não permite ser relativizado, pois se relaciona com a paz no mundo e é expressão da lei natural, comum à toda cultura e civilização.
Related Posts with Thumbnails