quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A Santa Sé e a ecologia

Alterações climáticas pedem actuação ética

Os bispos da COMECE - Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia apelam aos cristão e às Igrejas que sejam exemplo na mudança de estilo de vida para combater as alterações climáticas.
...
O documento sublinha que o enorme desafio do clima é “dirigido a toda a humanidade” e lança um apelo a todos os líderes europeus para “basearem as suas políticas num pensamento ético, na justiça inter-geracional e na solidariedade para com os países do Sul”. Os especialistas apelam ainda às Igrejas e aos cristãos para serem exemplo na adopção de um estilo de vida baseado na moderação.

“A luta contra as alterações climáticas deve ser reconhecida, acima de tudo, como um problema público e ético”.
...
“Acima de tudo, os valores e princípios do ensino social da Igreja, justiça global, atenção aos pobres, subsidariedade, solidariedade e responsabilidade para o bem comum, poderia permitir uma avaliação sobre as políticas climáticas”, explicam os especialistas.
...
Segundo o documento, “a Igreja Católica e todos os cristãos estão melhor posicionados para veicular mudanças nos modos de vida, através de propostas concretas e modestos exemplos”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: A solução calcada em um dia de descanso, é apenas questão de tempo, porque ela já salta das entrelinhas do discurso romano. Mais do mesmo em "Santa Sé alenta proteção do meio ambiente sem esquecer centralidade do ser humano":

NOVA IORQUE, 29 Out. 08 / 12:31 pm (ACI).- O Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, Dom Celestino Migliore, alentou a proteção global do meio ambiente sem deixar de ter em conta a centralidade da dignidade do ser humano que deve ser o primeiro protegido, especialmente no caso dos mais fracos e pobres.
...
Dom Migliore também ressaltou que existe uma urgente necessidade de educar na "responsabilidade ecológica, apoiada no fato de que muitos valores éticos, fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade pacífica, têm uma relação direta com o assunto meio-ambiental. Do mesmo modo, a interdependência dos muitos desafios que o mundo enfrenta hoje confirma a necessidade de soluções coordenadas apoiadas em uma visão moral coerente do mundo".

Para o Observador permanente da Santa Sé "tal educação não pode simplesmente ficar em razões ideológicas ou políticas, nem seu propósito no rechaço do mundo moderno. Necessita uma conversão genuína e a mudança em patrões do pensamento e conduta e estas débito apoiada no valor e a dignidade da pessoa".

Coincidência que os temas sejam veiculados ao mesmo tempo, não? WWF, ONU, Vaticano...
Related Posts with Thumbnails