sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Bento XVI pede diálogo sincero nas questões inter-religiosas

Bento XVI encontrou-se na manhã desta Quinta-feira, com o Comité Internacional Judeu para assuntos inter-religiosos. No encontro, o Papa expressou que “só o diálogo sincero e honesto respeita as diferenças e reconhece os outros na sua diferença”.

“No nosso mundo atormentado, tantas vezes marcado pela pobreza, violência e exploração, as conversas entre culturas e religiões deveriam ser consideradas uma obrigação sagrada e assumida por todos na construção de um mundo melhor”.

Bento XVI frisou que a capacidade de aceitar, respeitar reciprocamente e dizer a verdade com amor “é essencial para superar as diferenças, prevenir incompreensões e evitar confrontos inúteis”.

“Uma conversa sincera pede abertura e um claro sentido de identidade de ambas as partes”. Bento XVI assegurou “o empenho da Igreja católica” na implementação dos princípios afirmados na histórica Declaração conciliar «Nostra Aetate». “Os cristãos de hoje estão mais despertos para a propriedade espiritual que partilham com a Torah, povo escolhido de Deus que expressa a misericórdia”.

“É um património que chama a uma profunda estima, respeito e amor recíproco”.

O Papa encorajou “todos quantos estão empenhados no diálogo e na perseverança deste trabalho, com paciência e renovado empenho” e desejou o melhor para o próximo encontro do Comité com uma delegação da santa Sé, em Budapeste, sob o tema «As religiões e a sociedade civil de hoje».

Fonte - Ecclesia
Related Posts with Thumbnails