sexta-feira, 10 de outubro de 2008

É quase certo que uma recessão está a caminho


Esta é a previsão da Economist. A revista britânica diz que privar economias de acesso a crédito é como impedir uma pessoa de respirar. A ação conjunta de bancos centrais de todo o mundo pode até conter uma catástrofe, mas é improvável que evite uma recessão global.

A Economist cita as perspectivas do FMI para 2009. Segundo o fundo, a economia mundial está entrando em uma grave desaceleração no esteio da pior crise financeira desde os anos 1930, sendo que o crescimento global deve ficar em 3% no ano que vem -- calculado com base na paridade do poder de compra --, ficando à beira de uma recessão.

A revista britânica, no entanto, considera as previsões do FMI otimistas. As economias do mundo rico, diz, já estavam encolhendo muito antes de setembro, e os fatos das últimas semanas tornaram a recessão algo inevitável para estes países. Até junho, a economia norte-americana esteve sustentada por estímulos fiscais e fortes exportações. Depois, o emprego e o crédito se deterioraram, e o consumo caiu.

A recessão nos EUA, garante a Economist, pode não ser ainda oficial, mas está em andamento. Na Europa a situação não é melhor, o Japão também está sucumbindo, e os mercados emergentes estão sendo castigados pela fuga de investidores pouco dispostos a correr riscos.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails