sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Eleições americanas em cheque

Dezenas de milhares de pessoas com direito a voto em pelo menos seis Estados que podem ter papel decisivo na eleição presidencial norte-americana tiveram seus nomes removidos do registro eleitoral ou foram impedidas de se inscrever de maneiras que parecem violar a lei federal, de acordo com uma revisão de registros estaduais e dados do Seguro Social conduzida pelo New York Times.

As ações não parecem ter sido coordenadas por um ou outro partido, e nem parecem resultar de violações intencionais das regras por funcionários eleitorais, mas aparentemente resultam de erros em como administrar inscrições e arquivos de eleitores, e surgiram como resultado do esforço dos Estados para cumprir uma lei federal de reforma eleitoral adotada em 2002.

Ainda assim, porque os democratas vêm realizando esforços mais agressivos de registrar novos eleitores este ano, de acordo com funcionários eleitorais estaduais, a fiscalização mais intensa dos novos registros pode afetar desproporcionalmente os eleitores do partido.
...
Na segunda-feira, o Partido Republicano do Ohio apresentou uma petição à Justiça federal contra o secretário de Estado do Ohio, solicitando uma lista completa dos nomes contestados com base nos registros de Seguro Social desde 1° de janeiro. A petição solicita que os eleitores que não resolverem suas pendências antes da eleição sejam forçados a votar com cédulas provisórias.

Os republicanos afirmam na petição que, na democracia norte-americana, só eleitores qualificados devem votar.

A secretária de estado do Ohio, a democrata Jennifer Brunner, afirmou em documentos judiciais que ela acredita que os republicanos estejam tentando preparar o terreno para contestar o direito de voto de certos eleitores.

Considerando que o Estado teve cerca de 290 mil pedidos de confirmação de dados invalidados, o plano poderia ter impacto significativo nas urnas.

Fonte - Terra

[Colaboração - Fernando Machado]

Nota DDP: Caminha-se para uma suspensão do pleito, ou sua anulação?!
Related Posts with Thumbnails