quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Bento XVI exalta a liberdade de religião

CIDADE DO VATICANO, 2 OUT (ANSA) - "Para contrastar os flagelos de violência e terrorismo, extremismo e fundamentalismo, é preciso medidas legislativas", afirmou o papa Bento XVI, durante seu discurso aos bispos da Ásia Central, recebidos em audiência "ad limina", tradicional encontro que a cada cinco anos os bispos de um país ou região eclesiástica têm com o Pontífice.

"Nunca porém a força do direito pode se transformar em iniqüidade, nem pode ser limitado o livre exercício das religiões, pois professar livremente a própria fé é um dos direitos universalmente reconhecidos", ressaltou Bento XVI.

No discurso, o papa também declarou que o catolicismo é contrário ao proselitismo. "Parece-me útil reforçar que a Igreja Católica não impõe, mas propõe livremente a fé católica, sabendo bem que a conversão é o fruto misterioso da ação do Espírito Santo", explicou.

Isto porque, segundo o Papa, "a fé é um dom e obra de Deus, justamente por isso, é proibida toda forma de proselitismo que constrinja ou induza alguém a abraçar a fé".

"Uma pessoa não pode se abrir à fé depois de matura e responsável reflexão, ela deve poder realizar livremente esta íntima aspiração. Isto acontece em favor não só do indivíduo, mas de toda a sociedade, pois a fiel observância dos preceitos divinos ajuda a construir uma convivência mais justa e solidária", esclareceu.

Fonte - Ansa

Nota DDP: Uma notícia tão pequena com tantas inferências! BXVI está pregando abertamente que as religiões devem ter barreiras morais na legislação, no que ele chama de "fundamentalismo". Qual o limite disso? Se recusar a não transgredir o Sábado seria fundamentalismo? Não se alinhar com outros grupos fechando em questões de interesse coletivo que se opõem à Lei de Deus é fundamentalismo?

Sobre proselitismo é um claro "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Aliás também neste assunto alguns grupos já ventilaram a proposto de limitarem por lei o avanço de determinadas religiões e divagar sobre constrangimento é trata de um campo quase ilimitado para tratar do evangelismo de muitos segmentos religiosos.

Por fim, quais os preceitos divinos que BXVI entende devam ser norma de conduta para a construção de uma nova sociedade?
Related Posts with Thumbnails