quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bento XVI publicará encíclica social

Cidade do Vaticano, 09 out (RV) - A anunciada encíclica social do Papa Bento XVI deverá ser publicada até final deste ano. Foi o que disse o presidente do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes, cardeal Renato Raffaele Martino durante a coletiva de imprensa de apresentação da mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 2009, realizada ontem na Sala de Imprensa do Vaticano.

Respondendo à pergunta de um jornalista se existe a possibilidade da publicação de uma encíclica social de Bento XVI, Dom Martino respondeu: “mais do que uma possibilidade, isso é uma realidade, um projeto já concretizado e esperamos que o Papa possa publicá-la antes do fim deste ano”.

Ainda durante a coletiva de imprensa o cardeal Martino deu seu parecer favorável à construção de mesquitas na Europa. “Os imigrantes que chegam aos nossos países e contribuem para a manutenção do nosso nível econômico, têm necessidade de lugares para rezar, e a isso ocorre prover de maneira decente”, afirmou. “Eu sei que também as igrejas locais estão trabalhando neste sentido”, completou.
...
Comentando as palavras do cardeal Martino, favoráveis à abertura de novas mesquitas na Europa no respeito também das suas exigências religiosas, o presidente dos Intelectuais Muçulmanos da Itália, Ahmad Giampiero Vincenzo, disse que “neste momento em que se verifica o aumento do racismo na Itália e na Europa, a Igreja demonstra ter as posições mais avançadas e deveria ser ouvida por todos”.
...
Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Duas em uma, não?

Primeiro que as encíclicas sociais confeccionadas pelo Vaticano encontram-se no relato da história como impulsos importantes a grandes modificações no ambiente externo ao redil religioso e, em um momento de crise extrema como este em que o mundo está afundado, não seria de se admirar a repetição deste posicionamento. Aliás, será importante observar o posicionamento eventual do domingo nas propostas que virão.

Em segundo lugar, um líder muçulmano dizer que "a Igreja demonstra ter as posições mais avançadas e deveria ser ouvida por todos", deixa-me sem a necessidade de qualquer outras palavras...
Related Posts with Thumbnails