segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Surpresa de outubro

No jargão político americano, "surpresa de outubro" é um novo acontecimento (notícia) com potencial para influenciar o resultado de uma eleição, sobretudo para presidente. É assim chamado porque as eleições presidenciais são realizadas no início de novembro e, portanto, eventos que acontecem em outubro têm maior potencial para alterar os votos.

A chamada “surpresa de outubro” começou a fazer parte integral do folclore político americano durante os anos 80, com a revelação de que o então presidente democrata Jimmy Carter iria autorizar uma invasão do Irã para libertar os funcionários da embaixada americana em Teerã, seqüestrados pela Guarda Revolucionária do recém imposto regime islâmico. A aventura acabou em tragédia no deserto. Carter perdeu o cargo. De lá para cá, o caso mais recente ocorreu em 2004, e traz Bin Laden de volta ao foco.

Duas semanas antes das eleições, a disputa entre John Kerry e George Bush parecia bastante parelha, com ligeira vantagem ao desafiante democrata. Foi quando a rede de Tv Al Jazeera colocou no ar um vídeo com discurso do líder da Al Qaeda. A mensagem foi interpretada como desafio, e os operadores políticos da Casa Branca trompetearam que o presidente era o mais habilitado para enfrentar o perigo.

"A mudança de comando agora seria perigosa e interpretada como capitulação a Bin Laden" disse, então, o marqueteiro político republicano Karl Rove...

"Aposto bom dinheiro no fato de que Bin Laden vai novamente soltar um de seus vídeos. E não importa o que diga, a percepção será de que ele é contra John McCain, que se mostra um soldado aguerrido. Obama já disse que deseja a retirada das tropas do Iraque e a transferência de divisões para o Afeganistão para acabar com o Talibã e a Al Qaeda. Não é negócio para Bin Laden que Barack vença", afirma o atual analista político Roy Schumaker, do diretório nacional do Partido Democrata. (Jornal do Brasil)

NOTA: Embora o governo Bush tenha sido rápido em afastar essa possibilidade, uma nova "surpresa de outubro" pode acontecer nos próximos dias (a começar de amanhã, dia 13, data quando iniciou-se a construção da Casa Branca) alterando não só o resultado das eleições americanas como acelerando a chegada da Nova Ordem Mundial. É esperar para ver...

Fonte - Minuto Profético
Related Posts with Thumbnails