quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Laicismo fundamentalista ameaça aos EUA, adverte Embaixatriz ante a Santa Sé

ROMA, 29 Out. 08 / 06:26 am (ACI).- Mary Ann Glendon, Embaixatriz dos Estados Unidos ante a Santa Sé, advertiu em um recente artigo publicado em L'Osservatore Romano (LOR) como o laicismo fundamentalista que não admite a fé na vida pública ameaça a seu país, e como isto termina sendo um atentado contra a chamada "laicidade positiva" e a liberdade das pessoas.
...
Em opinião da diplomática "a melhor descrição da situação jurídica atual é provavelmente a do professor Philip Hamburger (autor de um livro magistral sobre a história da liberdade religiosa nos Estados Unidos): 'A primeira emenda (da Constituição dos Estados Unidos), originalmente pensada para limitar ao governo, foi cada vez mais interpretada pela Corte para limitar a religião e confiná-la à esfera privada'. Esta interpretação –apoiada em um conceito muito individualizante da liberdade– tem como efeito limitar a liberdade religiosa de muitas pessoas: pessoas para as que a comunidade de culto é importante".
...
Fonte - ACI

Nota DDP: A Sra. Glendon está apenas repetindo, ipsis literis o discurso do Papa BXVI. Interessantíssimo. Maia ainda é a denúncia de que a primeira emenda da Constituição Americana esteja sendo aplicada em inversão ao que ela entende seja a sua correta adequação, a limitação do estado frente a religião (no que penso que ela está correta, inclusive). Obviamente nem um conceito, nem o outro, estão sendo expostos por acaso e, devem encontrar eco na Suprema Corte dos EUA brevemente.

Não é a primeira vez que a embaixatriz se demonstra afinada com os interesses do Vaticano, aliás ela já foi explícita em dizer que os interesses do Vaticano são interesses dos EUA, como pode ser visto em "O outro lado da mensagem do Papa aos EUA"
Related Posts with Thumbnails