Sarkozy defende política econômica conjunta para a UE
BRUXELAS - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta quinta-feira, 16, que as nações européias precisam de uma política econômica conjunta para enfrentar a crise financeira global. Ele participa de uma cúpula de dois dias da UE em Bruxelas, na Bélgica.
Fonte - Estadão
G-8 fará cúpula sobre a crise
O grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia pode se reunir já em novembro. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que o encontro deve ser visto como algo similar à criação da ONU ou à conferência de Bretton Woods, que criou o FMI. A Grã-Bretanha defendeu uma reestruturação radical de instituições internacionais como o Banco Mundial e o próprio FMI. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu que a cúpula do G-8 se realize em Nova Iorque, "onde tudo começou", e falou em "um novo capitalismo". Em uma declaração conjunta, os líderes do G-8 disseram que estão unidos no compromisso de mudar a regulação do sistema financeiro internacional, a fim de remediar as deficiências expostas pela crise atual.
Fonte - Opinião e Notícia
Brown propõe 'novo Bretton Woods' para economia mundial
...
Ao chegar à sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, onde os governantes do bloco iniciaram uma cúpula de dois dias, Brown defendeu a necessidade de uma "reconstrução da arquitetura financeira internacional" para adaptar a economia às mudanças mundiais e pediu que a União Européia lidere o caminho.
"Essa reconstrução pede exatamente a mesma visão que mostramos nos anos 40, quando criamos o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Banco Mundial e a ONU (Nações Unidas)", afirmou.
...
Fonte - BBC