segunda-feira, 6 de outubro de 2008

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA – I

INTRODUÇÃO

O título refere-se a uma música secular de um grupo nada recomendável aos filhos de Deus, mas a idéia que ele transfere cabe perfeitamente ao entendimento do tempo em que vivemos.

Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima. (Lc 21:28)

Obviamente há um contexto para estas palavras de Cristo, mas a verdade é que a observação do quadro profético que se descortina frente aos nossos olhos, não nos deixa outra impressão senão a de que nosso Salvador se aproxima, com velocidade, ao cumprimento de Suas mais maravilhosas promessas.

Gostaria de desafiar os irmãos a buscarmos entender nosso tempo pelo prisma dos fatos que nos rodeiam, enfocando temas pontuais de nossa escatologia, bem como estes têm se relacionado continuamente, em um grande xadrez cósmico, que com muita propriedade foi chamado de “O Grande Conflito”.

O PAPADO

Comecemos pelo tema que mais nos tem afetado historicamente como Adventistas do Sétimo Dia, os movimentos da besta que sai do mar. O Papa Bento XVI tem se manifestado sobre absolutamente todos os temas possíveis e imagináveis, dando cumprimento cada vez mais cristalino ao texto de Apocalipse 13:3.

E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

Bento XVI tem falado ao mundo, e o mundo tem parado para lhe ouvir, nos mais diversos temas, nas mais diversas situações e, ele tem passado a mensagem, perseguindo as prioridades que estabeleceu desde o início de seu pontificado.

Transcrevo as manifestações do Secretário Geral da ONU por ocasião da visita do pontífice aos EUA:

"Nos tempos de hoje enfrentamos muitos desafios e precisamos do firme apoio espiritual do papa"
"sua santidade, de muitas maneiras, sua missão é a nossa"


E as prioridades, sua missão, que os líderes mundiais têm se aberto a ouvir atentamente são: O estabelecimento do domingo e o ecumenismo, que facilmente se interligam, como pode se notar em pronunciamento do próprio Papa:

“o mundo necessita do testemunho dos cristãos unidos em uma só fé.”
“a oração, a conversão do coração, o reforço dos vínculos de comunhão formam a essência deste movimento espiritual, que desejamos que logo possa conduzir aos discípulos de Cristo à celebração comum da Eucaristia, manifestação de sua plena unidade”.


Quando o Papa fala em celebração comum da Eucaristia, ele fala em descanso dominical:

“A assistência dos pais com seus filhos à celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles.”
“O domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado”


E este assunto hoje tem uma ponte muito interessante: a ecologia. Não há tema mais unificador dos povos em nossos dias que a necessidade de que sejam tomadas medidas de consenso para a salvaguarda do planeta, que nitidamente clama em agonia. Não por outro motivo, este assunto também passou a ser prioridade do Papa Bento XVI:

“Numa época em que, por causa das intervenções humanas, a criação parece
exposta a múltiplos perigos, é necessário reencontrar o sentido do domingo
que comemora a criação do mundo por Deus”


Interessantemente, a mesma ONU, que através de seu representante afirmou estar a serviço da missão do Papa, recentemente clamou aos EUA, para que se tornem líderes mundiais em questões ambientais:

"Isso é o que toda a comunidade internacional espera dos Estados Unidos"

Esta é, inclusive, uma das plataformas principais do candidato Barack Obama, preferência do “mago” do aquecimento global Al Gore e, que neste momento encontra-se liderando as pesquisas de intenção de voto para ocupar a presidência americana. Não há qualquer possibilidade de não se considerar o aquecimento global como um vetor importante no entendimento do tempo em que vivemos e, quais são as possibilidades que podem vir a se caracterizar.

Impossível não se tratar ainda do absolutamente explícito alinhamento entre EUA e Vaticano observado em eventos recentes protagonizados pelos dois Chefes de Estado, em visitas recíprocas. Bush foi ao Vaticano em 2007 e levou de presente ao Papa, nada menos que um bastão com a inscrição dos Dez Mandamentos. Não deixou de manifestar-se:

"Sou presidente dos Estados Unidos há seis anos e meio e como tal posso dizer
que estive em locais curiosos e conheci pessoas muito interessantes.
Posso dizer que a experiência de hoje foi, para mim, comovente"


Em nova visita ao Vaticano em 2008, novas manifestações singulares de Bush, dizendo ser “um enorme fã desse Papa”, que “o Vaticano é mais importante que o Texas”, ou simplesmente, no contexto de sua recepção pelo pontífice: “Que honra, que honra, que honra”. Antes mesmo de consumar a visita, demonstrando seu ânimo, disse: “a religião é paz e ninguém melhor que o Papa para interpretar essa mensagem”.

Mas penso que a declaração mais espetacular produzida pelo Presidente dos EUA, ocorreu em solo americano, local onde, como depois reconheceu a chefe de protocolo norte-americana, Nancy Goodman Brinker, o presidente Bush demonstrou que “apóia completamente o que o Papa está procurando fazer a favor da paz, da educação, contra a pobreza e em colaboração com outros líderes políticos”.

Neste contexto, antes inclusive do Papa pousar na América, George W. Bush, Presidente da maior nação do mundo, fundada em princípios protestantes, sendo ele mesmo um metodista, segundo consta e, indagado sobre o que via ao fitar os olhos do Papa, foi absolutamente enfático:

“God” (Deus)

Ellen G. White, confirmando o entendimento que nossos pioneiros extraíram da Bíblia acerca da identidade da besta que sai do mar e, do seu futuro alinhamento com outra besta, a que sai da terra, foi utilizada por Deus para entregar com minúcias ao povo adventista esta percepção singular da história que se cumpre frente aos nossos olhos. Sobre as possibilidades de como o braço secular poderá dar guarida ao eclesiástico, analisaremos outros fatos na próxima semana. Mais notícias sobre o Papa e o Vaticano, podem ser acessadas de forma indexada no Diário da Profecia.

Parte 2
Parte 3
Final
Related Posts with Thumbnails