segunda-feira, 6 de outubro de 2008

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA – III

OS SINALIZADORES DAS ESCRITURAS SAGRADAS

Se os movimentos das duas grandes bestas do Apocalipse são significativos no sentido de entendermos em que local da escala profética nos encontramos, os sinais visíveis que nos cercam são cada vez mais claros no sentido de que o fim se aproxima:

E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.(Mt 24:6-7)

Os sinais levantados por Cristo como identificadores do “princípio de dores” são tão constantes em no mundo e na realidade em que vivemos, que é difícil analisarmos estas questões de outra forma que não a enumerativa:

Guerras e rumores de guerras:
17/Set/08 - A ONU em um “beco sem saída”
02/Set/08 - União Européia e Rússia em uma encruzilhada
26/Ago/08 - Gorbachov diz que o mundo corre risco de uma nova ruptura

Isso somente nos últimos trinta dias. Um espectro maior no tema pode ser vislumbrado em “Guerras e Rumores de Guerras” onde se verificam grandes conflitos nos últimos anos.

Fome:
19/Set/08 - 925 milhões de pessoas sofrem fome no mundo
08/Set/08 - Unicef revela que 3 milhões de crianças passam fome na África
03/Set/08 - Crise alimentar põe em risco de pobreza 1 bilhão

Como no ítem anterior, uma visão mais ampla do problema pode ser percebida em “O retorno de Malthus – o apocalipse está perto novamente?” onde se percebe que o sistema “capitalista selvagem” em que vivemos é que empurra uma grande massa de pessoas à miséria, mesmo tendo Deus nos agraciado com um sistema que nos suportaria com tranquilidade.

Terremotos:
11/Set/08 - Mais e mais terremotos
03/Set/08 - Terremoto matou 32 e feriu 467 na China
27/Ago/08 - Moradores da região Norte sentem abalo de terremoto no Peru
26/Ago/08 - Forte terremoto atinge a costa da Indonésia

Estes talvez sejam os sinais que mais imediatamente nos remetem à lembrança do texto bíblico, porque seus efeitos rompem com as nossas percepções de forma muito mais contundente, do que os sinais de guerras e fome, que estão mais distantes da nossa realidade como brasileiros. A quantidade deles nos últimos tempos é assombrosa (“Terremotos más frecuentes), chegando até o Brasil!

As epidemias, na variante que encontramos em Lucas 21, do texto bíblico supra epigrafado, também pode nos servir de guia relevante a considerarmos em nossos tempos:

08/Set/08 - Histórias de uma terra devastada pelo HIV
12/Mai/08 - Coréia do Sul está quase toda sob influência da gripe aviária
03/Mar/08 - Gripe aviária na Indonésia pode causar pandemia

Haveria o cético de dizer: “Mas estes sinais sempre ocorreram”. É fato, mas não se pode afastar o teor final das considerações de Cristo: “Porém tudo isso é o princípio de dores”. Ao utilizar-se da figura do parto para ilustrar Seu argumento, o Senhor está nos deixando claramente um indicativo daquilo que realmente deveria nos chamar a atenção, não os eventos em si considerados, guerras, fomes e terremotos, mas a frequência com que estes têm nos afetado, assim como no parto esta em relação às contrações, demonstram que o bebê está prestes a nascer.

Como disse na semana anterior, já não são mais somente os “fanáticos” crentes que anunciam o fim, a mídia e o meio científico já perceberam que algo está fora do lugar, especialmente na questão ecológica, e aqui, cuidado! É certo que alterações de cunho climático se fazem presentes em nosso meio, mas o discurso alarmista que tem envolvido o tema denota a possibilidade de sua utilização para outros fins, especialmente a imposição de condutas, como por exemplo um dia de descanso em escala global. Veja as considerações do Blog Minuto Profético neste tema. Sobre a ciência:

- Mudança climática pode matar milhões de pessoas até 2028
- Ecossistemas marinhos atingem situação crítica limite
- Água pode ser o motivo de uma próxima crise mundial

Importante alinhar outro texto que nos deixa pistas claras sobre o tempo em que vivemos:

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão
egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. (2 Timóteo 3:1-5)

É absolutamente impossível enumerar-se a quantidade de exemplos, DIÁRIOS, que temos da consumação de todas estas características levantadas por Paulo como sendo indicativas dos últimos dias. Basta abrir o jornal ou, comodamente, assistir algum informativo na televisão.

Do mais alto governante, ao mais simples cidadão, em absolutamente todos os lugares do globo, temos visto, ouvido e sentido como os homens têm se afastado cada vez mais dos desígnios do Criador, tomados pela glutonaria, avareza, inveja, ira, soberba, luxúria e preguiça, como enumerados na figura não bíblica dos sete pecados capitais. A tal ponto tem crescido a lista de transgressões do ser humano, que o Vaticano chegou a veicular uma lista acrescentada neste particular, com o que estes entendem serem novas transgressões, uma vez que, a violência generalizada, de toda a ordem e tipo, deixou de nos escandalizar.

Mas é nos Mandamentos Divinos, relegados ao segundo plano, inclusive pelos próprios cristãos, que se tem demonstrado, tanto no relacionamento com Deus, como com os semelhantes, que os filhos são cada vez mais desobedientes aos pais, que as pessoas se matam pelos motivos mais banais e que o adultério se infiltrou de tal forma em nossa sociedade que antes de uma desonra passou a ser tratado como um mérito por alguns. O furto, o falso testemunho e a cobiça elevaram-se a tal patamar que já não há mais escândalo em sua prática arraigada em nosso meio, de forma que não nos importamos sequer em evitar o levante do “rouba mas faz”, ou da “lei de Gérson”, como algo que deveria ser indigno sequer de nosso vocabulário, dada a repugnância que enseja.

Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas" (Mateus 24:32-33)

Sobre os sinais da decadência do homem, como ser moral (?!) livre que é, penso serem pertinentes considerações à parte, uma vez que o cristianismo moderno também faz parte do conjunto de sinais que denotam a proximidade da volta do Senhor, porque “se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria”. Consideremos estas questões em uma próxima oportunidade. Outros sinais físicos e naturais da proximidade da volta de Cristo podem ser vistos no Diário da Profecia.

Parte 1
Parte 2

Final
Related Posts with Thumbnails