segunda-feira, 6 de outubro de 2008

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA – FINAL

O POVO DO FIM

O movimento adventista, sabemos, é um movimento profético, selado para o tempo do fim, como bem delineado no Livro do Profeta Daniel, tendo precipuamente o papel de promover a restauração final das verdades bíblicas e a tríplice mensagem angélica. Mas também sobre este povo, escatológico em sua essência, podem ser vislumbrados sinais de que o fim se aproxima:

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. .(Ap 3:14-18)

Não há sentido algum em, como observado nos arrazoados anteriores, indicar-se de forma factual os elementos que norteiam nossa condição de puros laodiceanos. Senão todos, a maioria de nós tem plena percepção do que nos rodeia e, como temos nos deixado encantar pelo Egito. Não, tal linha de argumentação não seria lídima, muito pelo contrário, arbitrária e subjetiva. Que cada um de nós submeta-se ao crivo da Palavra de Deus, nos identifiquemos com aquilo que realmente somos e, cônscios de nosso estado letárgico e permissivo pelos ardis do inimigo, nos movamos à frente na direção daquilo que Deus espera de cada um de nós.

No entanto, parece-me não haver qualquer tipo de dúvida que estamos entre os versos 17 e 18 dos versos supra transcritos. Estivemos durante muito tempo sentados sobre a verdade, o tempo chegou e, ou vamos ao Senhor e dEle compramos ouro provado no fogo, ou o verso 16 é nosso destino!

Neste sentido, essa pérola chamada Espírito de Profecia nos guia mais apropriadamente:

Na aquisição da sabedoria dos babilônios, Daniel e seus companheiros foram muito melhor sucedidos que seus colegas; mas sua ilustração não veio por acaso. Eles obtiveram o conhecimento mediante o fiel uso de suas faculdades, sob a guia do Espírito Santo. Colocaram-se em conexão com a Fonte de toda sabedoria, tornando o conhecimento de Deus o fundamento de sua educação. Oraram com fé por sabedoria, e viveram as suas orações. Puseram-se onde Deus poderia abençoá-los. Evitaram o que lhes poderia enfraquecer as faculdades, e aproveitaram toda oportunidade de se tornarem versados em todo ramo do saber. Seguiram as regras da vida que não poderiam falhar em dar-lhes força de intelecto. Procuraram adquirir conhecimento para um determinado propósito - para que pudessem honrar a Deus. Compreenderam que para poderem permanecer como representantes da verdadeira religião em meio das religiões falsas do paganismo, deviam possuir clareza de intelecto e aperfeiçoar o caráter cristão. E o próprio Deus era o seu professor. Orando constantemente, estudando conscienciosamente e mantendo-se em contato com o Invisível, andavam com Deus como andou Enoque.

Assim como o Senhor cooperou com Daniel e seus companheiros, Ele cooperará com todos os que se atêm a Sua vontade. E pela concessão do Seu Espírito Ele fortalecerá cada propósito veraz, cada nobre resolução. Os que andam nos caminhos da obediência encontrarão muitos embaraços. Influências fortes e sutis podem ligá-los ao mundo; mas o Senhor é capaz de tornar sem efeito cada instrumentalidade que opere para derrotar os Seus escolhidos; em Sua força eles podem vencer cada tentação, triunfar sobre cada dificuldade.

Os tempos de provação que estão diante do povo de Deus reclamam uma fé que não vacile. Seus filhos devem tornar manifesto que Ele é o único objeto do seu culto, e que nenhuma consideração, nem mesmo o risco da própria vida, pode induzi-los a fazer a mínima concessão a um culto falso. Para o coração leal, as leis de homens pecaminosos e finitos se tornam insignificantes ao lado da Palavra do eterno Deus. A verdade será obedecida, embora o resultado seja prisão, exílio ou morte.

Como nos dias de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, no período final da história da Terra o Senhor operará poderosamente em favor dos que ficarem firmes pelo direito. Aquele que andou com os hebreus valorosos na fornalha ardente, estará com os Seus seguidores em qualquer lugar. Sua constante presença confortará e sustentará. Em meio do tempo de angústia - angústia como nunca houve desde que houve nação - Seus escolhidos ficarão inamovíveis. Satanás com todas as forças do mal não pode destruir o mais fraco dos santos de Deus. Anjos magníficos em poder os protegerão, e em favor deles Jeová Se revelará como "Deus dos deuses", capaz de salvar perfeitamente os que nEle puseram a sua confiança.

As mesmas poderosas verdades que foram reveladas através desses homens, Deus deseja revelar por meio de Seus jovens e de Seus filhos hoje. A vida de Daniel e seus companheiros é uma demonstração do que o Senhor fará pelos que a Ele se rendem, e buscam de todo o coração realizar o Seu propósito.
(Profetas e Reis – Destaques nossos)

Perdoem-me pelo “recorte/cole”, mas nenhuma palavra minha seria melhor do que estas que Deus diretamente nos concedeu através de Sua Profetiza para este tempo.

CONCLUSÃO

Revisando rapidamente tudo que aqui resumidamente pretendi tratar, temos diante de nós um quadro em que as bestas já se movem claramente de forma paralela, os sinais físicos da natureza têm reiteradamente nos indicado que as palavras de Cristo se cumprem de forma muito mais clara em nossos dias e, o homem inclina-se novamente de forma muito rápida e generalizada aos dias de Noé, motivo pelo qual não temos razões para duvidar que nos deparamos com uma conjuntura inequívoca de que estamos diante de “tudo ao mesmo tempo agora”.

Parafraseando alguém que ouvi estes dias irmãos, é melhor “pararmos de brincar de sermos cristãos, porque o inimigo, mais do que nunca, não está brincando de ser diabo.”

Finalizo com as palavras do Pr. Lessa na Revista Adventista que ontem chegou às minhas mãos:

Voltemos para as veredas antigas. Elas não são antiquadas, pois a Palavra de Deus não envelhece. É sempre atual.

Se você é músico ou cantor, volte para as veredas antigas. Se você é pastor ou líder, volte para as veredas antigas. Se você é professor, volte para as veredas antigas. Se você é médico missionário, volte para as veredas antigas! Se você deseja morar no reino eterno, volte para as veredas antigas. Ande de mãos dadas com Jesus por essas veredas de paz.

Voltemos à Bíblia e estudemos com afinco a mensagem do Livro de Daniel, que é um caminho seguro para nos prepararmos e principalmente para trilharmos de forma ilesa as sendas do mal que estes últimos dias nos reservam. Deixemos de ser “puros laodiceanos” para sermos “laodiceanos puros”, é o meu desejo e a minha oração, porque nosso Mestre nos quer vir buscar.
Deus abençoe aos irmãos.

Soli Deo Gloria

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Related Posts with Thumbnails