segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Qual a dieta mais saudável?

O British Medical Journal publicou uma compilação dos principais estudos que têm como objetivo último responder a esta pergunta. Confirmou-se o que já se suspeitava, ou seja, que a dieta mediterrânea é a que mais se aproxima de uma alimentação ideal.

Observou-se que, em comparação com os que têm outros hábitos alimentares, os que seguem a dieta mediterrânea apresentam menos casos de morte por motivo cardiovascular ou por câncer, bem como menor incidência de Parkinson e Alzheimer.

A dieta mediterrânea é rica em legumes, frutas, cereais, peixes e azeites -- além de um pouco de vinho tinto durante as refeições. Comparada com a dieta norte-americana, ela tem níveis mais baixos de gordura saturada, é mais variada, e muitas vezes mais satisfatória.

Mas é também uma dieta que vem sendo cada vez menos seguida. Os governos da Grécia, Itália, Espanha e Marrocos pediram à Unesco que a dieta mediterrânea seja considerada "patrimônio cultural imaterial", mas é o "fast-food" que está proliferando na região.

Fonte - Opinião e Notícia

Gn 1:29
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.


A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do homem. Aquele que criou o homem e lhe compreende as necessidades, designou a Adão o que devia comer: "Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, ... e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-ão para mantimento." Gên. 1:29. Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a "erva do campo". Gên. 2:5. (Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 81)

Deus concederá ao Seu povo habilidade e tato para preparar alimento saudável sem o uso dessas coisas. Rejeite o nosso povo toda receita insalubre. Aprendam a viver de maneira saudável, ensinando a outros o que aprenderam. Partilhem esse conhecimento como partilhariam a instrução bíblica. Ensinem às pessoas a preservarem a saúde e aumentarem o vigor, evitando a imensa quantidade de receitas culinárias que têm enchido o mundo de inválidos crônicos. Por preceito e exemplo, esclareçam que o alimento que Deus deu a Adão em seu estado isento de pecado, é o melhor para o uso do homem, ao buscar ele reaver esse estado de pureza. (Conselhos Sobre o Regime Alimentar - Pág. 460)
Related Posts with Thumbnails