SANTIAGO DO CHILE, quinta-feira, 2 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- O cardeal Renato Raffaele Martino, em plena crise financeira, considera que é necessário buscar uma nova ordem econômica para uma distribuição mais eqüitativa dos bens da terra.
...
Ao fazer referência e recomendar a leitura do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, o cardeal reconheceu com alegria a postura do governo do Chile, na alusão à recente criação do Conselho de Política Migratória: «As medidas adotadas no mês de setembro são importantíssimas para o tratamento e a ajuda que os imigrantes precisam como seres humanos», disse.
«O fenômeno migratório propõe um autêntico problema ético: a busca de uma nova ordem econômica internacional para conseguir uma distribuição eqüitativa dos bens da terra. Daí a necessidade de um compromisso mais firme para criar sistemas educativos e pastorais que visem a uma formação no senso de ‘mundialidade’, a uma nova visão da comunidade mundial, considerada como família de povos à qual estão destinados os bens da terra dentro de uma perspectiva do bem comum», manifestou.
...
Fonte - Zenit
Nota DDP: Economia, ecologia, trabalho, dependentes de uma nova ordem, uma nova ordem que tem como vértice a doutrina social da igreja.