segunda-feira, 18 de maio de 2009

A megadecibelização do louvor

Quando no livro de Amós se lê que Deus pede para que "se afaste dEle o barulho dos instrumentos de louvor" deve-se entender que Ele não está dizendo que se pare de tocar qualquer instrumento musical que seja. O problema, na verdade, é o falso espírito de louvor de um povo que O louva com seus lábios mas O desonra em seus corações, o faz da música apenas um ruído desagradável. Vê-se um Deus menos preocupado com o estilo musical e mais atento ao estilo de vida do adorador.

Porém, se alguém disser que os versos de Amós se referem ao atual volume das bandas de louvor estará exegeticamente errado, mas auditivamente correto. A intensidade exagerada das vozes e instrumentos se deve primordialmente à má direção musical - onde está o equilíbrio entre os instrumentos e as vozes dos cantores do grupo e da congregação? Submersa pelos decibéis empolgados da banda, a congregação acaba assistindo a um concerto. Essa megadecibelização do louvor contribui para uma inversão de papéis.

Com humor e muita pertinência, John G. Stackhouse Jr., professor de Teologia e Cultura no Regent College em Vancouver, Canadá, faz algumas observações a respeito da intensidade do volume dos grupos de louvor das igrejas:

" (...) Eu estava num acampamento cristão, há não muito tempo, onde nos reunimos para cantar ao redor de uma fogueira. Apareceram guitarras, mas, um pouco antes que eu pudesse ficar nostálgico e sugerisse que cantássemos “Pass it on”, apareceu o pedestal de um microfone também. Aparentemente três guitarras para quatro pessoas não eram suficientes. Não, elas tinham que ser amplificadas.

"Eu não tenho 110 anos de idade, amigos. Eu cresci nos anos 70 com montes de amplificadores Marshall e bandas barulhentas de heavy metal o suficiente para competir com boeings 747 e ganhar. Tenho tocado em bandas de louvor por mais de 30 anos e muitas músicas passaram pelo meu teclado Roland ou baixo Fender ou guitarra Godin. Além disso, sou um homem de meia idade e minha audição está propensa a ir falhando. Mas, ainda acho o som de quase todas as bandas em quase todas as igrejas que visito muito alto - não apenas um pouco alto, mas desconfortável, e mesmo dolorosamente, alto.

"Então, aqui estão cinco razões para que cada um diminua o som um ponto – ou talvez três ou quatro.

"Primeiro, eu sei que dizer isso significa quebrar as regras dos músicos – do mesmo modo que os mágicos nunca devem revelar um segredo – mas aumentar o volume é um truque barato para aumentar a energia do ambiente. A comédia This is Spinal Tap nos mostrou todos os absurdos truques de som utilizados para compensar a falta de talento. (Os botões das guitarras dos componentes de bandas foram modificados para ir até 11.) Não compensa aumentar a amperagem da mediocridade para transformá-la em MEDIOCRIDADE.

"Segundo, quando vocês não são muito afinados – e vamos encarar isso, a maioria dos cantores e instrumentistas não está próxima de um tom perfeito – aumentá-lo só faz prejudicar mais. Se eu ouço um “cantor afinado” tendo problemas em decidir se atinge a terça maior ou menor e ao invés disso ele chega a um meio termo com um volume alto, eu sinto como se a minha cabeça fosse rachar.

"Terceiro, as caixas de som, usadas na maioria das igrejas com o sistema PA, não devem colocar muita força nos pianos, baixos e baterias. Assim nós estaremos sendo triturados com um som desagradável e estrepitante – o que não induz à adoração.
"Quarto, considerem que vocês podem estar excluindo as pessoas mais velhas que, em sua maioria, não gosta do volume do Guns N´ Roses na igreja. E se vocês desconfiarem que os mais velhos estejam encantados por trás de seus sorrisos fechados, perguntem a eles. Eu desafio vocês.

"Quinto, deixe-me falar um pouco da história da igreja e de teologia pra vocês. Nos tempos em que a música se desenvolveu na Palestina no século XVI, tornou-se muito requintada e adornada para cantores comuns. Então os cristãos iam à igreja para ouvir um padre e um coral.

"(...) O problema hoje, certamente, é a raridade de músicas elaboradas. Nós poderíamos utilizar um pouco mais de arte, na verdade, do que normalmente conseguimos, com a simplicidade e formatos musicais repetitivos de muitas músicas de adoração contemporâneas.

"Não, o contraste com a Reforma é a insistência dos dias modernos de que as pessoas sejam o centro das atenções. Nós fazemos isso ao permitir que uma banda com seis membros faça mais barulho do que uma congregação lotada. Mas o culto na igreja não é um concerto no qual o público canta com os cantores principais. Musicistas – cada um deles, incluindo os cantores - acompanham o louvor da congregação. Eles deveriam estar misturados ao som o suficiente apenas para fazer a sua parte, conduzindo e apoiando a congregação (...)".

Ilustração e trechos do texto de Stackhouse Jr na Christianity Today International traduzido por Ana Maria Neves para o site Cristianismo Hoje.

Fonte - Nota de Pauta

Nota DDP: Texto oportunamente indicado pelo irmão Joêzer, em função do post "Dança na adoração à luz da Bíblia".

A verdade é relativa?

Protágoras: "A verdade é relativa. É somente uma questão de opinião."
Sócrates: "Você quer dizer que a verdade é mera opinião subjetiva?"
Protágoras: "Exatamente. O que é verdade para você, é verdade para você, e o que é verdade para mim, é verdade para mim. A verdade é subjetiva."
Sócrates: "Você quer dizer realmente isso? Que minha opinião é verdadeira em virtude de ser minha opinião?"
Protágoras: "Sem dúvida!"
Sócrates: "Minha opinião é: a verdade é absoluta, não opinião, e que você, Sr. Protágoras, está absolutamente em erro. Visto que é minha opinião, então você deve conceder que ela é verdadeira segundo a sua filosofia."
Protágoras: "Você está absolutamente correto, Sócrates."

A filosofia por trás do Pós-Modernismo não é nova. Sócrates já havia demonstrado a inconsistência lógica do relativismo há mais de 2.400 anos.

Salomão, certa vez, disse: "Não há nada novo debaixo do sol" (Ec 1:9)

Sofismas que previamente existiram ressurgem em nossos dias com nova roupagem semântica; não há nada de novo, somente coisas velhas acontecendo a pessoas novas.

(O Mito da Evolução)

Fonte - Michelson Borges

Nota DDP: O interessante é que para alguns a verdade é relativa/subjetiva apenas em conexão à sua própria pessoa...

O controle da internet

Em sua passagem pelo Oriente Médio, BXVI de forma a princípio e talvez pouco inserida no veio de sua "peregrinação", tratou da internet no âmbito tanto de agregar, como de dividir os povos. Tal declaração apareceu concomitantemente à discussão nos EUA de uma nova lei sobre controle de informação na web.

Novos dados aparecem em matéria recente do Globo:

"Em função de sua possível violação da chamada Primeira Emenda da Constituição americana (que garante a liberdade de expressão), o "Megan Meier Cyberbullying Prevention Act" de Linda Sanchez, que caracteriza como crime punível com multa e até dois anos de prisão transmitir por meios eletrônicos "com a intenção de coagir, intimidar, assediar, ou causar estresse emocional substancial a uma pessoa (.) apoiar comportamento severo, repetido, e hostil," está sendo avaliado por especialistas como inconstitucional: Eugene Volokh, professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles, e coordenador do blog "Volokh Conspiracy," diz que, se a lei passar no Congresso, deverá ser derrubada nas cortes."

Juridicamente falando, a expressão "causar estresse emocional substancial a uma pessoa" tem alcance quase ilimitado. Temos um projeto de lei muito parecido tramitando em nosso congresso, com termos congêneres, a tratar das questões relacionadas ao "gênero" sexual.

Mas avancemos um pouco nas "coincidências":

ONU quer mais proteção para crianças que navegam na internet

...
Ban Ki-moon conclui sua mensagem, pedindo a legisladores e líderes da indústria que busquem os meios para tornar a Internet mais segura, o mais rapidamente possível. (Radio Vaticano)

Ou ainda:

União Européia quer "G12 da internet" para governar o ciber espaço (Global Research - Inglês)

Os ares de liberdade parecem que serão rapidamente invadidos pelo controle, que já existe, mas que ainda não é subsidiado por leis que garantam algum tipo de punição aos que divergem do "stablishment".

Ao que parece os dias de liberdade estão contados.

Atualizações sobre a crise econômica

Dívida nos EUA torna-se insustentável

Dívida americana é insustentável e os Estados Unidos não podem continuar na dependência da China e de outros credores, disse o presidente Barack Obama num dos mais dramáticos pronunciamentos de seu curto governo. Para muitos de seus concidadãos isso pode ser uma novidade. Ele mesmo jamais havia explorado o assunto de forma tão direta numa cerimônia pública. Em algum momento, disse ele, os credores ficarão cansados de bancar as despesas da maior economia do mundo. "Quando isso acontecer, vamos ter de aumentar os juros para conseguir financiamento e isso vai provocar aumento de juros para todo o mundo", explicou o presidente.
...
O assunto ganhou destaque, na imprensa e nos meios políticos de Washington, quando o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, declarou em março estar preocupado com a qualidade dos papéis americanos. "Temos feito uma quantidade enorme de empréstimos aos Estados Unidos e, obviamente, nos preocupamos com a proteção dos nossos ativos. Sinceramente, estou um pouco apreensivo", disse o primeiro-ministro. A China detinha em fevereiro, portanto pouco antes dessa declaração, títulos americanos avaliados em US$ 744 bilhões. O Japão também é um grande credor dos Estados Unidos, mas títulos do Tesouro americano estão entre os ativos de muitos países superavitários.
...
A substituição do dólar pode ser difícil, mas isso não torna menos grave o desajuste americano. O acerto dependerá de uma recuperação das contas públicas, já prometida pelo presidente Obama. Quanto mais cedo começar, melhor para todos. Se o ajuste for adiado e imposto por uma crise de confiança, o custo será desastroso para todo o mundo.

Fonte - Estadão

Para a Casa Branca, o pior já passou

Apesar de ainda estar passando por graves dificuldades, a economia americana não está mais em “queda livre”, segundo o diretor de orçamento da Casa Branca, Peter Orszag.
...
Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: É "insustentável" mas "o pior já passou"? Outras informações sobre as possibilidades que rondam também este assunto podem ser observadas em "Crise sistémica global: O surrealismo financeiro" e "A tempestade financeira" (Inglês).

Do primeiro artigo destaco esta interessante construção:

'Cada um é livre também para acreditar que aqueles que não haviam previsto nem a crise nem a sua intensidade estão hoje em condições de saber precisamente a data do fim.

A nossa equipe aconselha a estes últimos a irem ver (ou rever) o filme Matrix e a reflectirem nas consequências da manipulação dos captadores e indicadores de um ambiente sobre a percepção deste ambiente. Isto não será inútil pois, à imagem do Matrix [5] , como pormenorizaremos no GEAB nº 36, especial do Verão de 2009, os próximos meses poderão intitular-se "Crisis Reloaded".'

A questão que emerge é se realmente não houve previsão...

FAQ

Atualizações sobre a gripe "A"

Com 129 casos no Japão, gripe suína dominará reunião da OMS

Com 129 casos no Japão, gripe suína dominará reunião da OMS
TÓQUIO - O número de casos da gripe suína no Japão chegou a 129, com mais 33 pacientes confirmados nesta segunda-feira, segundo cálculos da agência de notícias Kyodo. Em meio à rápida disseminação do vírus no país, o primeiro-ministro Taro Aso pediu calma à população. Aso fez o pedido quando o total de casos estava em 92, de acordo com a contagem oficial.
...
Com o número de casos no mundo disparando para mais de 8 mil e o Japão fechando centenas de escolas para combater a epidemia, a gripe suína deve dominar as discussões da assembleia anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ser aberta nesta segunda-feira em Genebra.
...
Fonte - Estadão

OMS se reúne hoje e pode declarar pandemia de gripe suína


GENEBRA - O governo americano alerta que o vírus H1N1 vai "circular por todo o mundo" e rejeita a tese de que o surto esteja acabando. "Não é isso que estamos vendo nos Estados Unidos", alertou Richard Bessert, representante do Centro de Controle de Doenças do governo americano (CDC).
...
Fonte - Estadão

Mundo terá de se vacinar contra as duas gripes, diz Organização Mundial da Saúde

O mundo provavelmente precisará fabricar continuamente vacinas tanto contra a influenza comum quanto contra a nova gripe H1N1, disse a chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (15).
...
"Nós estamos nos movendo nessas duas direções para assegurar alguma segurança para a vacina sazonal e ao mesmo tempo dar o pontapé inicial nos primeiros trabalhos científicos para a vacina pandêmica", disse Chan, afirmando que uma versão enfraquecida do vírus H1N1 para ser usada em vacinas deve estar pronta até o final do ano.
...
Fonte - G1

Nota DDP: De se notar que uma das vertentes possíveis em todo este quadro parece começar a se apresentar, qual seja, a de que "o mundo todo terá de se vacinar". As razões exatas sobre tal motivação só o tempo ou os próprios fatos poderão demonstrar.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Papa mostrou a força da Igreja

Não se pode pensar com simplismo sobre a passagem do papa pelo Oriente Médio. São tantos e tão diversos os seus papéis e significados que é preciso o maior cuidado para não se errar demais.

O Vaticano insistiu que Bento 16 vinha ao Oriente Médio como um peregrino, para ver e percorrer os lugares onde se desenrolou a vida de Cristo. Cumpriu seu roteiro de peregrino, mas não foi possível evitar a politização de sua visita. O papa representa a crença e a práxis religiosa de mais de um bilhão de seres humanos que são maioria ou um número considerável em dezenas de países. É chefe do menor Estado em existência, cerca de meio quilômetro quadrado dentro de Roma.

O nome certo é Santa Sé, com menos de mil habitantes, relações diplomáticas e embaixadas em aproximadamente duzentos países, toda a infraestrutura de um Estado e até um pequeno exército. Administra milhares de igrejas e organizações. É arquivo de preciosidades históricas inigualáveis, museu vivo de muitas das maiores obras primas das artes, obras de valores inestimáveis. E tudo isto com um orçamento anual registrando despesa de pouco mais de 300 milhões de dólares, sempre inferior à Receita. O que preserva e mantém são valores intocáveis. É a única religião com uma organização central. O menor poder militar com grande força moral.

Todos os passos viraram símbolos. E o Papa de 82 anos subiu o monte Nebo, no qual Moisés, o líder da libertação dos hebreus da escravidão no Egito, foi compensado com a visão da Terra Escolhida. Tinha 120 anos. Não entrou em Canaã por ter pecado, apesar de ter sido o indivíduo escolhido para subir o Monte Sinai, do qual voltou com os Testamentos para escolher as tribos de gente teimosa para mensageiros da Lei.

O Santo Padre quis repetir para o mundo que a Igreja reconhece laços e vínculos indestrutíveis, raízes, como diria em Nazaré, no judaísmo. A mensagem que se empenhou em transmitir em palavras e gestos, tais como visitando o Muro das Lamentações dos judeus e a Mesquita de Al-Aqsa, construída onde Maomé ascendeu a Deus para receber o Corão, foi a de que o monoteísmo tem um único patriarca em Abraão, primeiro homem a se comunicar com Deus. Veio reconstruir as pontes que vinculam as religiões. As Pontes para a Paz, como qualificou sua missão.

Em momento algum esqueceu. Viu seu povo, viu sacerdotes muçulmanos e rabinos judeus. Numa mensagem pouco destacada, descreveu o drama dos nossos dias. A internet é um poderoso meio de aproximar povos e pessoas, mas também um instrumento imensamente poderoso de dividir. É um canal tanto para a compreensão como o desentendimento.

As visitas e encontros foram imediatamente transmitidos para bilhões de seres humanos. Não faltam meios. A força moral real do Santo Padre inspirou apelos de líderes palestinos para que assuma posições mais explícitas em favor da paz. E o apelo que lhe fez Bibi Netanyahu, chefe do governo de Israel, para extirpar o antissemitismo renascente e condenar a retórica do presidente do Irã de promoção da destruição do Estado de Israel, adotando o exemplo de Hitler, cujo genocídio de judeus pôde ver exposto em sua visita ao Memorial do Holocausto.

Apreendeu desta peregrinação a incrível ignorância das fés, até entre lideranças. Ignorância como raízes de preconceitos e divisão que a globalização não considerou. A questão de como superá-la é hoje mais urgente. O choque de civilizações que os meios de comunicação fortalecem são cada dia mais violentos e sangrentos.

Fonte - Último Segundo

Nota DDP: Meios de comunicação, como este blog, estão com os dias contados.

Ora vem Senhor Jesus.

Papa diz que divisão dos cristãos é vergonhosa

Jerusalém, 15 mai (EFE).- O papa Bento XVI afirmou hoje em Jerusalém que todos os seguidores de Cristo devem "redobrar" os esforços "para aperfeiçoar a comunhão" (unidade), já que a divisão "é uma vergonha".

No último dia de sua peregrinação pela Terra Santa, Bento XVI disse que chegou o momento de apresentar a mensagem de reconciliação de Cristo, porque os cristãos "experimentam a vergonha da nossa divisão".

"Temos de encontrar a força de redobrar nosso compromisso para aperfeiçoar nossa comunhão, para torná-la completa", afirmou o bispo de Roma.

O papa participou hoje de um encontro ecumênico no Patriarcado Greco-Ortodoxo de Jerusalém, onde se reuniu com o patriarca ortodoxo Teófilo III.

Após este encontro, Bento XVI se transferiu ao Santo Sepulcro. O papa sempre disse que a separação dos cristãos é uma ofensa a Deus e um pecado.

Fonte - UOL

Visita de Bento 16 foi 'um sucesso', dizem israelenses e palestinos

Embora tenha havido polêmica durante a visita do papa Bento 16 a Israel e aos territórios palestinos, representantes do Vaticano, de Israel e da Autoridade Palestina disseram à BBC Brasil que a passagem do pontífice pela região foi "histórica e bem-sucedida".

O papa Bento 16 termina nesta sexta-feira sua visita a Israel e aos territórios palestinos, definida pelo Vaticano como "peregrinação pela paz", com uma visita à Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, onde segundo a tradição cristã, Jesus foi crucificado e sepultado.

Durante os últimos cinco dias, o papa visitou Jerusalém, Nazaré e a cidade de Belém, e se encontrou com líderes políticos israelenses e palestinos.

O pontífice esteve nos principais lugares sagrados para as três religiões monoteístas e realizou três missas a céu aberto, com participação de dezenas de milhares de pessoas.

De acordo com o porta-voz do Vaticano em Jerusalém, Wadi Abu Nassar, "a visita foi muito bem-sucedida".

Nassar destacou que a visita trouxe "muita alegria aos cristãos da região e lhes deu esperança".

"A visita de Sua Santidade a esta região contribuiu para as relações tanto com os israelenses como com os palestinos e esperamos dar continuidade à aproximação com todos", disse Nassar.

Incidentes

O porta-voz do Vaticano não mencionou, em sua declaração à BBC Brasil, alguns incidentes que ocorreram durante a visita e que causaram desconforto no Vaticano.

O principal incidente ocorreu depois da visita de Bento 16 ao Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. O discurso do papa durante aquela visita foi recebido com duras críticas por parte do próprio Yad Vashem, de líderes políticos e religiosos e também por parte da imprensa local.

O papa foi acusado de omitir, em seu discurso no Yad Vashem, a responsabilidade dos nazistas pelo extermínio de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial e também de "não ter pedido desculpas".

O Vaticano reagiu com uma nota incisiva, afirmando que "Sua Santidade não é obrigado a pedir desculpas por algo que não fez e que havia mencionado os seis milhões de judeus exterminados no Holocausto no momento de sua chegada a Israel, já no aeroporto Ben Gurion".

No entanto, o governo israelense não compartilhou da opinião do Yad Vashem e afirmou que o museu "falou em seu próprio nome".

Ao resumir a visita do papa, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yossi Levy, disse à BBC Brasil que "apesar dos momentos delicados que ocorreram nesta visita, o governo israelense a considera um dos eventos mais importantes da história do país".

De acordo com Levy, a visita foi "especial e muito bem-sucedida".

"Temos certeza de que, nesta visita, o diálogo entre Israel e o Vaticano avançou de maneira significativa", disse. "Este foi um encontro histórico com contribuições politicas, culturais e religiosas da maior importância."

João Paulo 2º

Embora o sentimento popular aqui em Israel seja de que a visita do papa João Paulo 2º, em 2000, teria sido "melhor e mais simpática", do que a visita de Bento 16, considerada "fria", analistas dizem que do ponto de vista do conteúdo, o atual pontífice fez pronunciamentos que indicam uma maior aproximação com Israel do que seu antecessor.

Em artigo no jornal Haaretz, o analista Lior Kudner comparou os discursos feitos pelos dois pontífices.

Segundo Kudner, em sua visita no ano 2000, João Paulo 2º afirmou que "devemos, sempre e em todos os lugares, agir na direção de expor a verdadeira face dos judeus e do Judaísmo, assim como dos cristãos e do Cristianismo".

Já o papa Bento 16, de acordo com Kudner, foi bem mais "direto" e disse que "a Igreja tem um total compromisso com a reconciliação entre cristãos e judeus".

Para o governador do distrito de Belém, Salah Ta'mari, a visita foi um "sucesso absoluto".

"A Autoridade Palestina está muito satisfeita com a visita do pontífice a Belém", disse à BBC Brasil o governador, que faz parte da Autoridade.

"Apesar de nossas preocupações com questões de segurança, tudo transcorreu na mais perfeita ordem, harmonia, e devo mencionar principalmente a alegria que todos sentiram, principalmente o próprio papa".

"Percebi que ele se sentiu seguro em nossa cidade pois percorreu Belém, durante toda a visita, com as janelas de seu carro abertas".

"Também percebi que ele gostou muito quando as crianças do campo de refugiados de Aida iniciaram a dança da debka (dança tradicional palestina) com um trecho da Quinta Sinfonia de Beethoven, sei que ele é pianista".

"Bento 16 foi honesto e justo, ele expressou solidariedade com os refugiados palestinos, condenou o Muro de Separação e defendeu a criação de um Estado Palestino independente", concluiu Ta'mari.

Fonte - BBC


Nota DDP: Outras manifestações correlatas em "Papa canta ode pela paz com rabino e imã", "BXVI no Oriente Médio 2", "Bento 16 no Oriente Médio " e "Cristãos, islâmicos, judeus e o diálogo". Sem dúvida, no balanço, outra incursão vitoriosa no processo de restauração da ferida.

Recomendo também a leitura dos comentários aviados no Blog O Tempo Final.

Maçonaria de Portugal quer serviços secretos

A obediência maçónica Grande Oriente Lusitano (GOL) pretende criar uma estrutura própria de serviços secretos, que designa por "núcleo interno de intelligence", indicam documentos a que a agência Lusa teve acesso.

A proposta foi apresentada numa reunião da Grande Dieta, órgão que equivale à assembleia geral do GOL a 21 de Março, e aprovada com 57 votos a favor e 21 contra.

O objectivo daquele "núcleo" é, segundo a acta da reunião, cumprir as "funções próprias daqueles organismos [de espionagem] no âmbito da defesa e prevenção", refere a acta da reunião.

A Lusa contactou o GOL, por correio electrónico, para obter do grão-mestre da obediência, António Reis, detalhes da estrutura e os fins práticos a que se destina, mas ainda não obteve qualquer resposta.

Na mesma Dieta foi igualmente aprovada - com 77 votos favoráveis e sete contra - a "contratação de equipas técnicas externas, para fornecimento de serviços de consultadoria e apoio efectivo ao grão-mestre e ao Conselho da Ordem nos domínios da seguran- ça de pessoas, património e informação".

Fonte: Diário de Notícias

NOTA Minuto Profético: Sociedades que possuem interesses secretos, agora querem ter acesso à informações secretas de terceiros. Tudo em nome da "defesa e segurança". Isso me faz lembrar notícia parecida sobre outro poder global. Pelo jeito, a perseguição aos dissidentes da Nova Ordem Mundial (Babilônia do Apocalipse) já conta com muitos ajudantes...

Gripe suína: número de casos passa de 7.500, diz OMS

GENEBRA - Keiji Fukuda, diretor-geral adjunto da OMS disse nesta sexta-feira que mais de 7.500 pessoas já foram infectadas pelo vírus H1N1, informou nesta sexta-feira o diretor-geral adjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS), Keiji Fukuda. A gripe suína já matou 65 pessoas em 34 países.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que é muito cedo para relaxar sobre a gripe H1N1, destacando que é uma crise com possíveis implicações globais.

Margaret Chan alertou que os sinais de que a epidemia está diminuindo de intensidade em seu epicentro na América do Norte não significa que o pior já passou, citando grande incerteza sobre se irá se manter o quadro de parcial retorno à segurança.

- Estamos em uma crise que pode ter implicações globais - disse Chan em um encontro intergovernamental na sede da OMS em Genebra.
...
Fonte - O Globo

Nota DDP:
Os casos se multiplicam, as mortes ainda são em reduzido número face ao alarde inicialmente promovido, a desinformação é uma constante e os reais contornos de todo este estado de coisas, inclusive para perspectivas futuras, desconhecidos.

Acompanhe outras nuances nos artigos "Gruipe suína: mil novos casos em 24 horas (OMS)" e "Gripe suína não surgiu em laboratório, diz OMS".

Continuemos acompanhando.

Zona euro tem queda recorde de 2,5% do PIB no 1º trimestre

A zona euro mergulhou mais ainda na recessão no primeiro trimestre deste ano, com um recuo de 2,5% de seu PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior, uma queda sem precedentes e superior à dos Estados Unidos, segundo informa nesta sexta-feira (15) o escritório europeu de estatísticas Eurostat.

O conjunto dos 16 países que utilizam a moeda única registrou seu quarto trimestre consecutivo de queda da atividade, porque o PIB já havia recuado 0,2% tanto no segundo quanto no terceiro trimestre em 2008, e 1,6% no quarto trimestre do ano passado.

Esta é a queda mais acentuada do PIB da zona euro em um trimestre desde à criação de estatísticas para esta zona, em 1995, destacou o escritório europeu de estatísticas.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2008, a queda da atividade foi de 4,6% na área da moeda única e de 4,4% nos 27 Estados-membros, também os índices mais negativos da história, confirmou a Eurostat.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Enquanto isso, tem gente defendendo, ardorosamente, que a crise econômica acabou. Na esteira desta percepção tupiniquim, interessante a leitura de um artigo publicado no Mídia sem Máscara entitulado "Os afundamentos econômicos".

Um contraponto absolutamente interessante sobre as possibilidades que podem se descortinar como "despojos de guerra" desta crise, podem ser lidos ainda no artigo "A crise como via para a montagem de um estado totalitário global".

FAQ

A dança na adoração à luz da Bíblia

Há poucos anos atrás, costumava surpreender os meus interlocutores ao afirmar que em breve estaríamos vendo danças dentro da igreja. Estes ficavam chocados e perguntavam, “Como pode ser isso?”. Eu explicava que este seria o desenvolvimento óbvio da situação musical da época, porque as músicas utilizadas na adoração eram excessivamente ritmadas. O argumento seguia a lógica que seria impossível dar um estímulo por muito tempo sem que este estímulo encontrasse uma resposta, ou uma expressão.

Atualmente, já é bastante comum as igrejas evangélicas terem um “Ministério de Dança”. Os defensores desta atividade até mesmo citam a Bíblia para afirmar que as danças e os tambores eram comuns na adoração do povo de Israel e que até reis e profetas fizeram uso dos mesmos. Estes argumentos serviriam de base para a justificativa ao uso de tambores e danças na adoração hodierna. Caso estes argumentos estivesses corretos, esta visão faria sentido, uma vez que, sendo Deus imutável em Seus preceitos, podemos seguramente afirmar que os mesmos princípios de adoração válidos para o tempo do Antigo Testamento, são válidos para a igreja atual, guardadas as diferenças de contexto histórico e teológico.

... [Leia a integra da argumentação no link infra]

Conclusão

Ao analisarmos os principais argumentos utilizados pelos defensores da dança na adoração, vimos que eles não se sustentam diante da Palavra de Deus e do conhecimento que temos da história e dos costumes do Israel do Antigo Testamento, e que, portanto, não podem ser usados por cristãos sérios e comprometidos com a vontade de Deus na defesa de danças na adoração atual.

Os princípios bíblicos de música esboçados acima são especialmente relevantes hoje, quando a igreja e o lar estão sendo invadidos por vários estilos de música mundana, sensual e excitante, que descaradamente rejeitam os valores morais e as convicções religiosas abraçadas pelo Cristianismo. Em uma época em que a distinção entre música sacra e secular é vaga e imprecisa, e muitos estão promovendo versões modificadas de música popular secular para uso na igreja, precisamos nos lembrar que a Bíblia nos conclama a “adorar o Senhor na beleza de Sua santidade” (I Crônicas 16:29; cf. Salmos 29:2; 96:9).

Fonte - Música & Adoração

Nota DDP:
Numa sequência absolutamente natural das coisas, não demoraria mesmo muito para que a discussão sobre dança no culto adventista viesse à baila. E tem outra entrando em pauta: as palmas.

Devemos perceber que durante algum tempo o foco do enfrentamento eram os instrumentos propícios ou não ao ambiente de adoração. Como sabemos, tais instrumentos já têm tráfego corrente em nosso meio e ardorosos defensores.

O próximo passo logicamente era a forma de utilização destes mesmos instrumentos. Novamente somos invadidos sob as mais diversas justificativas para a projeção de um culto cada vez mais "contemporâneo" e "aculturado".

Neste contexto, parafreseando algo que li outro dia em um fórum de debates adventista: "Nada mais natural que dançar quando toca uma música dançante..."

E nessa toada a profecia de Indiana caminha para seu cumprimento já a passos largos.

Como sabemos as profecias não são determinativas. Deus não quer que elas se cumpram, mas Ele sabe que elas se cumprirão, por este motivo, em absoluta demonstração de amor, revelou-nos o que nos espera.

Mas a história do homem é a prova cabal de que não aprendemos com os erros, muito ao contrário, insistimos no equívoco do "nós somos equilibrados". Assim, o que já ocorreu com outros povos, inclusive muitos contemporâneos aos dias em que vivemos, se repetirá em nosso meio. Como diz o Pr. Élbio Menezes, "ai" de quem se coloca em posição de favorecer tal ordem de coisas.

É uma pena que as pessoas não tenham (será?) percepção de onde isso vai dar...

ET: Após remeter este post, entrei em contato com dois artigos que merecem serem lidos: "Deus de Barulho? Deus Não é Surdo!" e "Musica que Deus aprova....".

No primeiro, o "grito de socorro" de alguém que vive em um seguimento religioso que já foi "longe demais" e não sabe, até porque não tem, como voltar.

Do segundo transcrevo esta pérola:

"Talvez você se pergunte: e existe falsa música cristã? Então lhe pergunto, existe falsa adoração? ( Isaías 58:2; Sofonias 1:9; Mateus 15:9) Existe falsa oração? (Isaías 45:20; Oséias 7:14; Êxodo 20:7; Mateus 6:7; Provérbios 28:9) Existem sermões falsos? (Filipenses 1:15; Jeremias 23:31; Ezequiel 21:29; Filipenses 1:17) Existem falsos pastores? (2 Coríntios 4:2; Mateus 7:22; 2 Coríntios 11:14,15) Então será que não existe também a falsa música cristã? É lógico que existe."

quinta-feira, 14 de maio de 2009

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

Papa canta ode pela paz com rabino e imã


NAZARÉ, Israel (AFP) - O papa Bento XVI cantou uma ode pela paz ao lado de um rabino e de um imã muçulmano e entoou "Salam, Shalom" durante um encontro nesta quinta-feira com os líderes religiosos da Galileia no auditório do santuário da Anunciação de Nazaré.

Com este gesto simbólico e fora de programa foi concluído o encontro com os líderes religiosos da Galileia.

A ode conjunta pela paz foi proposta por um rabino que entoou o canto da paz.

Em um discurso poucos minutos antes, o Papa pediu a todas as religiões que "protejam as crianças do fanatismo e da violência".

"Os cristãos se unem aos judeus, muçulmanos, drusos e outras religiões com o desejo de proteger as crinças do fanatismo e da violência e de prepará-los para ser construtores de um mundo melhor", declarou o Papa.

"A Galileia é uma terra conhecida por sua diversidade religiosa e étnica. É a terra de um povo que conhece os esforços para obter uma convivência harmoniosa", completou.

"Nossas tradições religiosas diferentes têm a força de promover uma cultura de paz".

Fonte - Yahoo

A Mudança climática é maior ameaça à saúde no século XXI

A mudança climática é a maior ameaça à saúde mundial no século XXI, segundo um relatório feito pela revista médica "The Lancet" e por cientistas do University College de Londres, que destaca a necessidade de uma ação urgente.

"Isto não é um filme de catástrofes com final feliz, é algo real", ressaltou o professor Anthony Costello, diretor do relatório, que acrescentou que "a mudança climática é uma questão de saúde que afeta bilhões de pessoas e não só um problema ambiental que atinge os ursos polares e as florestas".

O estudo é um esforço conjunto de especialistas em saúde, antropologia, geografia, climatologia, engenharia, economia, direito e filosofia, que pretende servir de modelo para que os Governos atuem de maneira multidisciplinar contra a mudança climática.

O impacto do que já está acontecendo "não será algo que perceberemos em um futuro distante, mas durante nossas vidas e, definitivamente, nas vidas de nossos filhos e netos", alertou Costello na entrevista coletiva na qual apresentou o relatório.

O especialista em obstetrícia, que admitiu que até um ano e meio duvidava da mudança climática, disse que o aumento da temperatura média da Terra é uma realidade e que é questão de tempo perceber seus efeitos.

"Não devemos pensar se a Groenlândia vai derreter, mas quando.
...
O professor Hugh Montgomery destacou a gravidade da situação, mas assegurou que não há exagero nos prognósticos dos cientistas, porque o ritmo de aquecimento da Terra é o mais rápido do qual se tem notícia nos últimos 10 mil anos.

"Entre um terço e dois terços das espécies existentes hoje em dia no planeta estão em risco de extinção nos próximos 30 anos" se a tendência atual se mantiver, disse Montgomery.

Fonte - Último Segundo

Mudança climática: a ordem do dia

A mudança climática é a maior ameaça à saúde mundial no século XXI, segundo um relatório feito pela revista médica The Lancet e por cientistas do University College de Londres, que destaca a necessidade de uma ação urgente.

"Isto não é um filme de catástrofes com final feliz, é algo real", ressaltou o professor Anthony Costello, diretor do relatório, que acrescentou que "a mudança climática é uma questão de saúde que afeta bilhões de pessoas e não só um problema ambiental que atinge os ursos polares e as florestas"...

"Não devemos pensar se a Groenlândia vai derreter, mas quando. Devemos pensar em quando Nova York e Londres se inundarão se a temperatura dos polos subir 5 graus Celsius em média, o que fará subir o nível dos oceanos", ressaltou Costello...

Fonte: Estadão Online

NOTA Minuto Profético: A pressão sobre a sociedade civil deve aumentar cada vez mais até que as "medidas salvadoras" (entre elas, o descanso dominical) sejam aceitas como algo natural para "salvar" o planeta. Cada dia que passa a data final para um suposto cataclisma ambiental vai sendo antecipada: "Cientistas da Nasa reexaminaram fotos de satélite e dados e concluíram que o gelo da calota polar pode derreter totalmente no verão de 2012. A última previsão era de que o degelo total da calota polar aconteceria entre os anos de 2040 e 2100".

BXVI no Oriente Médio 2

Presidente de Israel ressalta que "toda a mensagem do Papa é positiva"

ROMA, 13 Mai. 09 / 11:34 pm (ACI).- O Presidente de Israel, Shimon Peres, assinalou que "toda a mensagem do Papa é positiva e poderia gerar importantes reflexões", ao comentar a atual Viagem do Papa a Terra Santa que termina esta sexta-feira 15 de maio.
...
Para o Presidente do Estado do Israel, explica o LOR, ninguém melhor que o Papa, com sua autoridade espiritual para expressar o rechaço de uma religião que justifique a violência. Deste modo Peres destacou que a mensagem mais forte do Santo Padre nesta viagem "é talvez o que o Papa lançou no discurso de chegada. Mais de uma vez, o Papa falou do papel das três religiões monoteístas na construção de uma paz duradoura".
...
Fonte - ACI Digital

Jornais árabes destacam visita do papa a Belém

Roma, 14 mai (RV) - “O Papa é a favor de um Estado independente e pelo fim dos muros de separação”: esse é um título comum hoje para muitos jornais árabes, grande parte dos quais publica a foto do Pontífice que fala diante da barreira que Israel construiu ao redor da Cisjordânia.
...
O jornal al Jazeera do Catar deu início hoje uma pesquisa pedindo aos seus leitores se acreditam que a viagem do Papa conseguiu o seu objetivo declarado de favorecer a reaproximação entre religiões e consideram a visita do Santo Padre.

Fonte - Radio Vaticano

E-Cristians denuncia a “católico-fobia” do parlamentar da UE que opinou contra o Papa

MADRI, 13 Mai. 09 / 02:30 am (ACI).- A associação E-Cristians emitiu um comunicado no que exigiu ao deputado do Parlamento Europeu, Raül Romeva, que retifique suas declarações contra o Papa Bento XVI quem explicou que a AIDS não se combate com preservativos a não ser humanizando a sexualidade. “Em caso contrário –precisaram– interporá a correspondente denuncia por sua Católico-Fobia”.

Segundo precisa o comunicado, a associação espanhola manifestou sua “repulsa às declarações feitas em TV3 em dia passado 8 de maio pelo deputado Raül Romeva que qualificava de ‘ato criminal’ as declarações do Papa sobre o preservativo com motivo de sua viagem a África”.
“Queremos recordar que do ponto de vista da doutrina o Papa reiterou a posição bem conhecida da Igreja Católica neste sentido, que situa o acento na humanização das relações sexuais, a abstinência e a fidelidade nas relações”, adicionam.

Ante isso, E-Cristinas precisou que “acusar de ‘ato criminal’ ao Papa é uma brutalidade geradora de ódio, é uma prática católico-fóbica que o IC-V empreendeu e atenta contra o mais elementar respeito de liberdade de opinião e de liberdade religiosa”.

“A linguagem brutal do deputado Raül Romeva contra o Papa contrasta com o silêncio que assume atos diretamente criminosos promovidos desde os intolerantes de outras crenças”, acrescentam.

Por tal razão, E-Cristians “requererá ao Sr. Raül Romeva para que retifique, e em caso contrário interporá a correspondente denuncia por sua Católico-Fobia”.

Fonte - ACI Digital


Nota DDP:
Só para se perceber como deverá funcionar a discussão ideológica que daqui para frente tem a tendência de ser paulatinamente cerceada sob a alegação de crimes de ódio. Não é difícil de imaginar como ficará a situação de um certo povo que identifica um poder religioso como instrumento do mal, especialmente para os últimos dias...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Bíblia Ensina

Nota DDP: Este e outros temas na seção "Estudos Bíblicos";

Gripe A pode ter sido criada para testar nova vacina

'A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.

Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar hoje um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, envolvida em experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.

Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.

A OMS recebeu, no fim-de-semana, o relatório com as conclusões do investigador e está analisá-lo, segundo o director-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda, adianta o portal da Bloomberg.

Contudo, os Centros para a Prevenção e Controlo das Doenças dos Estados Unidos, que já receberam igualmente o relatório por intermédio da OMS, consideram que há falta de evidências que sustentem a tese de Adrian Gibbs.

O investigador australiano foi um dos primeiros cientistas a analisarem o "mapa" genético do vírus H1N1, que foi identificado há três semanas no México, epicentro da epidemia da gripe A.

Para o "número dois" da OMS, um vírus que resulte de experiências laboratoriais ou de testes de vacinas pode indiciar a necessidade de maior segurança.

Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe A já infectou 5.251 pessoas em 30 países, causando a morte de 61.'

Fonte: Diário de Notícias (negritos e sublinhados meus para destque)

Mais pormenores desta hipótese podem ser lidos (em inglês) no sítio web da Bloomberg no artigo 'Swine Flu May Be Human Error; WHO Investigates Claim'.

Veja também os artigos anteriores neste blogue sobre este assunto: 'Gripe A (suína) produzida pela mão humana?' e 'Gripe suína: surto... ou mais do que isso?'

Embora gostasse desde já de ver esclarecida a expressão 'erro humano', mas cada vez mais fico com a sensação que considerar a gripe A apenas como um surto eventualmente pandémico, é atentar para um dos pormenores menos determinantes neste processo todo.

O que, creio, não surpreende, é o fato de do lado americano surgirem opiniões contrárias a esta análise. Como defendi em artigos anteriores, ali residem enormes interesses financeiros relacionados com a gripe A.

Pelo meio, lamenta-se que muitas pessoas já tenham falecido por este motivo nas últimas semanas.

Fonte - O Tempo Final

terça-feira, 12 de maio de 2009

Meditações Bíblicas

Tendo em vista o objetivo precípuo deste blog, qual seja, o de crescimento contínuo no conhecimento da Verdade, tendo esta um nome, Cristo Jesus, integramos ao espaço uma seção de meditações bíblicas, disponível para tomarmos tempo com nosso Salvador, bem como para compartilhamento com aqueles que ainda não O aceitaram.

10º Mandamento


(por Marcio)

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" (Êxodo 20:17)

O pecado nasceu no céu pela decisão errada de um anjo. O autor do pecado encheu-se de orgulho e decidiu em seu coração que estar ao lado de Deus refletindo Sua luz não seria mais o suficiente, por isso, foi o primeiro ser do universo a COBIÇAR aquilo que não lhe pertencia. Ele queria o lugar de Deus; queria estar acima da posição de Deus. Está escrito: "...Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:12-14).

Leia mais...


“Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação.” (Desejado de Todas as Nações, p.83)

Ganhadores do prêmio Nobel dizem que a crise não chegou à metade

Robert Mundell, Joseph Stiglitz e Edward Prescott afirmaram que recuperação da economia será lenta. “Estamos no fim do começo” da crise, disse Stiglitz.

Para os três, a pior crise financeira mundial desde a Grande Depressão de 30 ainda não chegou à sua metade. “Se eu tivesse de me expressar em números, diria que passamos por dois quintos da crise”, afirmou o economista Robert Mundell.

Já Edward Prescott disse que a recuperação da economia está condicionada ao corte de impostos para o setor produtivo. Mas o economista está cético quanto à possibilidade de o governo de Barack Obama reduzir a carga tributária. “Estou pessimista”, afirmou.

Fonte - Opinião e Notícia

Atualidades sobre a Gripe "A"


Gripe suína pode atingir uma em cada três pessoas no mundo, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela universidade Imperial College de Londres sugere que um terço da população mundial poderá ser infectado com a gripe suína.

De acordo com os pesquisadores a gripe suína tem "potencial total para pandemia", pois se espalha rapidamente entre as pessoas e deve atingir o mundo todo.

"Este vírus realmente tem o potencial total para a pandemia. Deverá se espalhar pelo mundo todo nos próximos seis a nove meses e, quando isso acontecer, vai afetar cerca de um terço da população", disse o professor Neil Ferguson, que liderou a pesquisa, à Rádio 4 da BBC.
...
Fonte - BBC

Vírus da gripe suína se espalha mais rápido que o da comum, diz estudo

O vírus da gripe suína parece se transmitir mais facilmente do que o da gripe comum, aponta estudo publicado ontem na revista "Science".

De acordo com os pesquisadores, que verificaram o padrão de disseminação da doença, o vírus A (H1N1) deve ter afetado pelo menos 23 mil mexicanos até o final de abril. A taxa de letalidade deve ser de quatro casos por mil --severidade menor do que a da pandemia de 1918.
...
Fonte - Folha

Novo vírus ainda pode sofrer mutação e causar pandemia, diz OMS

GENEBRA (Reuters) - O novo vírus H1N1 ainda pode passar por mutações que o tornem mais virulento e gerem uma pandemia de gripe que poderia dar até três voltas no planeta, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

O impacto da eventual pandemia seria variável, já que um vírus que causa apenas sintomas brandos em países com sistemas de saúde sólidos pode se tornar "devastador" nos países com carência de hospitais, medicamentos e profissionais da saúde, segundo a OMS.
...
Fonte - O Globo

Efeitos do aquecimento global


A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou, nesta quarta-feira, que as geleiras do Pólo Norte vão durar menos do que se esperava.

A imensidão de neve no Pólo Ártico parece inesgotável. Mas basta mudar o ângulo para notar a ameaça no ponto extremo do planeta.

Cientistas da Nasa reexaminaram fotos de satélite e dados e concluíram que o gelo da calota polar pode derreter totalmente no verão de 2012.

A última previsão era de que o degelo total da calota polar aconteceria entre os anos de 2040 e 2100. Segundo os cientistas da Nasa, a nova previsão já é resultado do aquecimento global, que provoca reações muito mais rápidas do que se esperava.

Uma animação da Nasa mostra a velocidade com que o gelo derreteu em 2007, em um recorde de área derretida. A calota diminuiu 22% em relação ao recorde anterior, de 2005.

O degelo abriu um canal que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico, possibilitando até a passagem de navios. Uma outra animação dá a dimensão do problema. Um mapa mostra a variação do degelo nos meses mais quentes, entre 1979 e 2006. Muito menor, se comparada ao verão de 2007.

Fonte - G1

Nota DDP: O vídeo da matéria transmitida pelo Jornal Nacional, pode ser visto no YouTube.

BXVI na Terra Santa - Contraponto

A imprensa de Israel comentou hoje o discurso do papa Bento XVI no monumento às vítimas do Holocausto, e criticou o pontífice por não usar palavras como "perdão" ou "remorso" em suas palavras. (Portal G1)

Grande Mufit de Jerusalém, Mohammad Hussein, não foi de meias-palavras ao receber o Papa Bento XVI na Mesquita do Rochedo... Mohammad Hussein, protagonizou um momento incómodo na viagem do Papa a Jerusalém. Contrariando as expectativas, fez um discurso duro, exortando Bento XVI a "desempenhar um papel activo” para pôr um fim à "agressão de Israel contra os palestinianos”. (Jornal de Notícias)

Fonte - Minuto Profético

Criticado, papa visita locais sagrados em Jerusalém


O papa Bento 16 visitou nesta terça-feira os locais mais sagrados para judeus e muçulmanos em Jerusalém, depois de um dia de incidentes que causaram desconforto ao Vaticano e provocaram críticas em Israel.

Em seu segundo dia de visita à Terra Santa, o papa Bento 16 continua com seus esforços para alcançar o objetivo, declarado pelo Vaticano, de "buscar uma reconciliação entre as religiões e os povos".

Na segunda-feira, o papa causou decepção na comunidade judaica por omitir, em discurso no Museu do Holocausto, uma menção culpando os nazistas pelo massacre de judeus na Segunda Guerra. Mais tarde, Bento 16, por sua vez, se mostrou irritado com um discurso proferido por um xeque palestino.
...
Fonte - O Globo

Nota DDP: Como visto, nem tudo são "flores" na visita papal.

Cristãos, islâmicos, judeus e o diálogo

Diferenças religiosas não devem ser fonte de divisão, diz Papa

JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI afirmou –ao concluir o último ato público de seu primeiro dia em Israel– que as diferenças religiosas não devem ser causa de divisão, mas de motivo de alento para seguir na vida o caminho de Deus.

Para alcançar este objetivo, o Papa ofereceu em seu encontro com os representantes de organizações para o diálogo inter-religioso na Terra Santa esta chave: respeitas “tudo o que nos diferencia”; promover “tudo o que nos une”.
...
Fonte - Zenit

Papa apresenta diálogo inter-religioso como caminho para a paz

JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI voltou a clamar pela paz na Terra Santa, em seu segundo discurso em Israel, desta vez durante a recepção oferecida na tarde de hoje pelo presidente Shimon Peres, no Palácio Presidencial, em Jerusalém.
...
Os líderes religiosos –prosseguiu– “devem estar cientes de que qualquer divisão ou tensão, qualquer tendência à introversão ou suspeita entre os crentes ou entre nossas comunidades, pode facilmente levar à contradição que obscurece a unidade do Todo Poderoso, trai nossa unidade e contradiz Aquele que se revela como cheio de amor e fidelidade”.

Em seu discurso, o Papa citou a Sagrada Escritura para recordar que nela a segurança “refere-se não apenas à ausência de ameaça”, mas também ao sentimento de tranquilidade e confiança.

“Segurança, integridade, justiça e paz. No projeto de Deus para o mundo, estes são inseparáveis”, acrescentou.
...
Fonte - Zenit

Nota DDP: Duas questões a se considerar: A primeira no que concerne ao "respeito pelo que separa" e "promoção do que une". Além de serem as três maiores religiões monoteístas do mundo, cristãos, islâmicos e judeus, dentre outros fatores, têm em comum um dia de guarda.

A segunda questão se estabelece nas consequências para os que não aceitarem os termos descritos no parágrafo anterior (respeito e promoção), especialmente considerando-se uma mensagem diferenciada em termos escatológicos.

Bento 16 no Oriente Médio


Jordanianos muçulmanos se espremem para saudar o papa Bento 16.

EMBAIXADORA PALESTINA CONSIDERA "HISTÓRICA" A VISITA DO PAPA À CISJORDÂNIA

Jerusalém, 11 mai (RV) - A embaixadora palestina em Portugal classifica como "histórica" a visita que do papa à Cisjordânia.

Randa Nabulsi disse esperar que Bento XVI reze pelos palestinos, quando vir o sofrimento provocado pela ocupação israelense.

"Acreditamos que quando o papa chegar e vir com os seus próprios olhos o sofrimento dos palestinos, em virtude da ocupação, irá rezar por nós e fazer algo. É um momento histórico para nós, recebermos o papa na Palestina" - disse a diplomata.

Randa Nabulsi lembrou que Bento XVI irá deslocar-se a Belém e ao campo de refugiados de Aida, perto da principal cidade da Cisjordânia.(Radio Vaticano)

GOVERNO ISRAELENSE ACOLHE PAPA COMO "VERDADEIRO AMIGO" DO POVO JUDEU


JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O governo israelense, através de uma mensagem emitida pelo Ministério de Assuntos Exteriores, deu boas-vindas ao Papa, a quem considera “um verdadeiro amigo do Estado de Israel e do povo judeu”.

Esta visita, sublinha o comunicado, “marcará um passo importante no desenvolvimento das relações entre o Vaticano e Israel”, além de supor “uma contribuição imensa a reforçar o diálogo entre o cristianismo, o judaísmo e o Islã, como parte do esforço para alcançar a paz na região”.

Neste sentido, o comunicado assegura que Israel “está comprometido em garantir a completa liberdade de culto para todos e em salvaguardar o livre acesso a todos os lugares santos”.
... (Zenit)

E toda a Terra se maravilhou... (Ap 13) (Michelson Borges)

Viagem ao interior da maçonaria

A sala de reuniões foi rapidamente transformada. Cadeiras colocadas rente às paredes, o chão coberto com um linóleo a imitar pavimento em mosaico de quadrados pretos e brancos, e sobre este colocados vários objectos, como uma pedra e um cinzel. A campainha tocou várias vezes à medida que os irmãos e irmãs iam chegando. Por último, colocaram aventais, todos brancos, e sentaram-se em posições pré-definidas. A sessão nesta antecâmara maçónica ia começar. Durante as duas horas seguintes, todos viveram convictamente os seus papéis, aparentemente imunes à incredulidade e perplexidade que os profanos (os não maçons) podem experimentar face a certos rituais. O local, num primeiro andar de escritórios de uma das Avenidas Novas, em Lisboa, era agora, explicaram-nos, uma caverna. E as profissões do mundo real - empresário, professora, informático, médica, actor... - haviam dado lugar a um irmão mais velho, um guia, três candeias...

(Continue a leitura aqui)

NOTA Tempo Final: É curioso verificar que muitas das alegações de propósito da maçonaria (p. ex..: iluminação, crescimento, descoberta, esclarecimento, etc.) são, há muito, prerrogativas exclusivas da Bíblia e da transformação que Deus deseja fazer no homem... Porque razão, então, pensar que o homem pode ser transformado por uma organização... humana?

Saiba mais: "Sociedade secreta e cristianismo no tempo do fim". "As sociedades secretas no tempo do fim".

Fonte - Minuto Profético

Nota DDP: Afim de avançar um pouco mais no tema e, na forma como estas questões podem se relacionar com todos os campos da vida secular que nos afetam, sugiro a verificação dos "rituais" empreendidos em palco pela banda irlandesa U2, aqui.

Oportuno salientar também, de forma periférica a este tema do vídeo, que resta ainda mais propício tendo em vista o conteúdo primeiro do post e a presença de BXVI entre judeus e muçulmanos nestes últimos dias, a forma com que a religião é manipulada pela mídia. Mas tem gente que acha que tudo isso não passa de conceitos "tacanhos", não vendo problema em absorver os princípios correlatos ao "rock" e da música contemporânea em nosso meio, muito embora o nosso Manual isso expressamente proíba. É a época das "emoções" e do deus "experimentado"...

Apocalipse 3
8 "Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar.

10 Vocês têm obedecido à minha ordem para agüentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra. (NTLH)


Desvie-se do mal meu irmão, como Jó, desvie-se inclusive do que só aparência de mal tem...

Tens Idéia de Quanto Controlam a tua Vida?

Vês como quase tudo o que era antes facultativo (eras tu quem decidia) agora é “proibido” ou “obrigatório”?

Pode ser que esta seja a primeira vez em que lês um artigo meu ou de outro amigo escritor liberal-conservador, desde o meu blog ou do gentil sítio que o hospeda neste momento. Pode ser também que já nos tenhas lido com certa freqüência, contudo, sem ir além da reflexão. Pois foi especialmente pensando em ti que escrevo as palavras adiante.

Vivemos em um país cujas belezas naturais nos convida diariamente a gozar os prazeres da vida com certa intensidade. Um país tão grande, decerto, nos inspira uma sensação de liberdade que tende a nos colocar em uma certa “zona de conforto”, cuja conseqüência primeira é largarmos para depois certas preocupações tais como a nossa espiritualidade ou, digamos aqui, certos problemas cuja intervenção de nossa parte parece situar-se, no plano da eficácia, em algo muito distante.

Porém, esta “distração”, chamemo-la assim, com coisas que dizem respeito ao nosso futuro e, portanto, ao projeto do que queremos fazer de nossas vidas, a cada dia cede lugar necessariamente a preocupações de curto prazo, até mesmo diárias. Estas preocupações de curto e curtíssimo prazo, porém, quase sempre não fazem parte de nossas escolhas, propriamente, mas das que as fizeram uma horda de burocratas de carteirinha em nosso lugar. Em suma: eles estão conduzindo as nossas vidas; estão vivendo as nossas vidas; estão seqüestrando-as para os seus próprios projetos pessoais.

A cada lei, medida provisória, decreto ou portaria publicada, gradativamente vamos entregando parte de nossas vidas e abdicando dos nossos sonhos para uma meia dúzia que as viva e sonhe em abundância.

Esta sensação de liberdade ainda remanescente em nosso país está com os seus dias contados, pois já falta pouca coisa com que o estado possa pensar em intervir, e fazendo assim, trocar o que tu pensavas em fazer pelo que ELE pensa em fazer.

Distraído e inerte, pensas ainda gozar de liberdade no tanto que te interesse beber um chope no fim de semana. Se este for o teu único projeto de vida, não tenho nada a te dizer. Porém, se queres algo mais dela, começa a raciocinar nos fatos que seguem adiante, e que o estado já toma conta da tua vida e nem te dás conta, por acostumado.

De início, já pensaste sobre qual seria a idade ideal para alguém se aposentar? 65 anos? 70 anos? Pois uma pessoa cônscia de sua liberdade dirá: “- pretendo me aposentar quando eu quiser!” Vês? Ela disse que pretende planejar a sua vida e por meio da poupança e dos investimentos em um plano de previdência privada, ela mesma definirá o dia de parar as atividades para gozar plenamente a vida. Porém, no cenário atual, é o estado quem dita, unilateralmente, quando as pessoas podem se aposentar, praticamente ignorante da expectativa de vida que cada ser humano mais ou menos aproxima para si, de acordo com a sua saúde e a penosidade da profissão que exerce.

Mais: que crime pode cometer alguém que decidiu não ter de escolher quem o vá roubar? Estou falando, claro, das eleições. Porque um cidadão tem de necessariamente ficar proibido de tirar passaporte, prestar concurso público, e até mesmo obter um empréstimo? Lembro-me de uma vez em que um amigo meu, servidor público federal, encontrava-se enfermo e não votou, acarretando-lhe a suspensão do seu salário por ordem do T.R.E., que não computou a sua justificativa. Não é um absurdo?

Olha também pro teu cinto de segurança: o estado te obriga a usá-lo com base numa estatística. É pensando em uma maioria que se salva por tê-lo usado na ocasião do acidente que ele te obriga a usar o cinto, assim como também é desprezando uma minoria que se salva JUSTAMENTE por não tê-lo usado. Não te compete mais julgar por ti próprio sobre a conveniência de usá-lo, de modo que, caso te envolvas em um sinistro, podes muito bem encaixar-te no infeliz grupo dos que TERIAM se salvado, caso não o utilizassem. Porém, isto não é um problema do estado. Ele não está interessado nem na tua vida, nem na tua liberdade, mas nos custos com a rede pública hospitalar. Tu és propriedade dele!

A todo instante assistes a programas televisivos que te doutrinam a economizar água e eletricidade e a selecionar o lixo. Estes programas tratam a água como se ela fosse petróleo, um recurso não renovável, o que é falso, pois, depois de usada, retorna à natureza. Esta doutrinação de hoje serão as leis e decretos de amanhã. Amanhã bem cedo, diga-se. Porém, nem passa pela tua cabeça que estás a COMPRAR a água que passa pela tua torneira, assim como a eletricidade que passa pelo teu contador e também os serviços de recolhimento de lixo.

Em um ambiente de liberdade plena, isto é, em uma sociedade em que as pessoas adquirissem tais confortos de empresas privadas operando em regime de liberdade de mercado (sem monopólios) as pessoas teriam a consciência de que esta água é sua PROPRIEDADE, assim como CONTRATAM o fornecimento de eletricidade e o recolhimento de lixo. Para estas pessoas, não importa de onde vem a água, a luz ou para onde vai o lixo. Importa-se-lhes, sim, o QUANTO vão PAGAR por estes bens! Pois, tanto quanto mais raros, mais caros tornar-se-ão, e quanto mais caros, maiores serão os cuidados quanto aos desperdícios, assim como também maiores os incentivos para que os produtores invistam na produção e na oferta destes bens.

Se, por sua vez, o lixo for valioso, que os interessados em busca de lucro os garimpem onde estiver, e isto pode incluir até mesmo pagar aos moradores para que selecionem o lixo e assim facilitem o seu trabalho. Simples assim. Vês como trabalhas de graça para o estado, mesmo pagando caro por serviços de péssima qualidade? Quando eu era criança, muitas vezes ganhei bons trocados vendendo os jornais e garrafas da nossa casa. Agora querem me obrigar a dá-los de graça...bonito...

Pensa então que agora já não podes nem beber nem fumar, porque há restrições, multas e prisões de toda sorte. Pensa também no caso mais grave de entregares o teu filho querido à escola para que ela o eduque não segundo as tuas convicções morais, econômicas e religiosas, mas segundo as do estado.

Vês como quase tudo o que era antes facultativo (eras tu quem decidia) agora é “proibido” ou “obrigatório”?

Até aqui só prestei contas de coisas amenas. Pensa, contudo, que o MST está mais forte do que nunca, invadindo terras, dizimando-as como nuvens de gafanhotos, seqüestrando e matando pessoas, e tudo isto com milhões e milhões pagos por ti. Lembra que os arrozeiros de Roraima – não os despreze pelo só fato de morarem tão longe – não foram desapropriados de suas terras, mas sim EXPROPRIADOS (pois só lhes foi concedida indenização pelas benfeitorias, avaliadas de forma subestimada unilateralmente pelo estado), ou seja, expulsos e banidos como se fossem cães de rua. Imagina que também agora inventaram que qualquer lugar pode ser objeto de EXPROPRIAÇÃO, de CONFISCO, caso meramente se alegue que algum dia descendentes de africanos moraram ali. Toma tenência também de que, daqui a pouco, estará para ser votada uma lei que, se aprovada, vai te botar na cadeia por simplesmente crer que homossexualismo não é bom.

Assustado? Pois, paremos por aqui, por hora. A lista é interminável.
...
Fonte - Mídia sem Máscara

Nota DDP: Só para salientar que esta realidade não exclusividade brasileira, guardadas as proporções e as peculiariedades que variam de região para região, bem como as impressões de cunhos estritamente pessoal do articulista supra, temos que os particulares cada vez mais se vêm como totalmente reféns do estado.

Um bom exemplo disso é o artigo "Privacidade, que privacidade?", da PCWorld. (Em inglês)

A profecia explica.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ellen White era contra a bateria na música sacra?

Transcrevemos acima o nome de um artigo confeccionado a cargo de considerar-se mais uma vez a infindável celeuma da música no âmbito do adventismo, podendo ser compulsado de forma completa, aqui. Nas palavras do articulista, seu objetivo se situa em "esclarecer a posição de Ellen White sobre o uso da bateria e de instrumentos de modo geral na música sacra adventista."

Esclarecer, neste contexto, parece-nos implícita e ousadamente pretender "colocar um ponto final" em uma discussão de décadas.

O arrazoado é longo, passa por inúmeras questões já exaustivamente tratadas em tantos estudos disponíveis, o que pode ser visualizado de forma mais clara através do extenso arquivo constante do site "Musica & Adoração". Esta argumentação ora empreendida neste espaço, muito longe de querer "esclarecer" qualquer coisa, cinge-se a considerar algumas questões subjacentes aos propósitos esquadrinhados no citado artigo, afim de que o leitor talvez menos atento a princípio, leve em questão outros fatores antes de desavisadamente dar guarida irrestrita ao texto em foco.

1) - Do Título:

Como transcrito ao início deste post, o artigo pretende responder à seguinte pergunta: "Ellen White era contra a bateria na música sacra?".

A simples consideração do título, não deixa dúvida que a intenção do artigo é estabelecer uma de duas possíveis respostas imediatas ao questionamento sugerido: sim ou não.

Com o devido respeito ao articulista, a quem desde já concedemos o benefício da dúvida, o seu raciocínio parte de um sofisma. Explico: Ellen White, ao menos no que transparece de seus escritos, nunca se demonstrou contra a "bateria" e, isso se dá pelo simples motivo de que ainda não existiam baterias nos moldes que hoje conhecemos nos tempos dela.

Temos portanto, em realidade e em última instância, que o artigo através de seu título leva o leitor menos atento a considerar que se o arrazoado demonstrar que Ellen White não se manifestou contra a bateria, automaticamente não há que se discutir sobre a presença de tal instrumento no âmbito da adoração.

Ora, o processo indutivo é claramente de cunho falacioso.

Não existe nos escritos do Espírito de Profecia qualquer referência expressa ao termo "bateria", senão na profecia derivada da compreensão do movimento da carne santa, que inclusive será abordado especificamente mais adiante, por entendermos ser este o "coração" do artigo em voga e, que merece maior vagar em sua análise.

Assim, pretender se demonstrar a inexistência de algo que realmente inexiste, para fins de sustentação de outra argumentação, seja ela a que título for, se demonstra como uma indução no mínimo de caráter equivocado, considerados os princípios da lógica.

2) - Do Articulista:

Ainda no bojo do mesmo arrazoado, o articulista alinha seus títulos acadêmicos: Teólogo, Mestre em Divindade, Mestre em Música e cursando PhD em Teologia com ênfase em Liturgia e Adoração. Temos certeza que cada um dos citados títulos lhe são merecidos, no entanto, para efeito de se analisar mais uma vez os termos do arrazoado e, especialmente considerando a premissa inicial estabelecida de "esclarecer" o assunto, como preambularmente fixado, não se pode afastar, ressalvado novamente o benefício da dúvida, a pretensão de se construir outra falácia, qual seja, a da autoridade.

Inúmeros teólogos e músicos da Igreja Adventista vêm gravitando neste tema já por muitos anos sem uma conclusão uníssona no seu entendimento e, neste processo temos bons argumentos a serem considerados em ambos os lados. No entanto, como se depreende dos demais arrazoados do Autor, constantes de seu blog na internet, especialmente na análise ao nosso ver no mínimo deselegante dos argumentos do livro "O cristão e a música rock" organizado pelo falecido Pr. Samuelle Bacchiocci (catalogado pelo articulista, ainda que de forma indireta, como "superficial, tacanho, tendencioso e a desserviço de Deus"), observamos que o "argumento" de autoridade lhe parece relevante no deslinde das questões, especialmente desta em foco.

Neste diapasão, temos a seguinte afirmativa:

"Bacchiocci por não ter nenhuma experiência como músico (...)."

Em outras palavras, na visão do articulista, Bacchiocci carece de autoridade para tratar do assunto em voga. Autoridade esta que subentende-se os títulos conferem apenas ao articulista e aos seus pares, sendo este o raciocínio primeiro abstraído do esforço em se identificar como alguém altamente qualificado na área.

Parece-nos apenas que há um certo esquecimento ao dever de considerar-se que o Reino pertence aos símplices. E ao proceder-se tal afirmativa, nenhum incentivo há no sentido de não se apoiar a busca conhecimento, no entanto, invocar este último de forma a conferir superioridade argumentativa fora dos próprios argumentos em si considerados, não nos parece mais uma vez de boa técnica no campo estritamente lógico.

Ainda neste tema, o que o articulista não informa em primeiro lugar, é que se o Pr. Bacchiocci que "(...) bebeu nas mesmas fontes que causaram divisão em mal entendidos na Igreja (...)", o fez em músicos da envergadura de Eurydice V. Osterman e Wolfgang H. M. Stefani, por exemplo, que têm livros distribuídos pela própria Igreja ainda hoje, motivo pelo qual obviamente esta não os entende como "superficiais, tacanhos, tendenciosos e a desserviço de Deus".

Em segundo lugar, o que o articulista deixa de consignar, não sabemos por qual motivo uma vez que fez questão de trazer ao bojo de seu arrazoado inclusive informações com assentos de cunho pessoal/familiar, que o mesmo é empresário (?) e músico profissional, sendo este último qualificativo, informação que inicialmente constava de seu blog, mas que foi suprimido.

Ao trazer as informações constantes do último parágrafo, o fazemos apenas e tão somente no sentido de demonstrar que suas considerações não são necessariamente de fonte isenta, não se podendo descartar, portanto, seus próprios gostos pessoais. É o que se abstrai inclusive da seguinte afirmação, constante ainda do texto por ele confeccionado sobre o Pr. Bacchiocci:

"Somente após ter experimentado a adoração real que acontece nos meios musicais contemporâneos é que fui levado a rejeitar como falso o conceito de que Deus não pode se expressar através da música cristã contemporânea. E vou além, para muitas pessoas, esse é o único meio que Deus para alcançá-los (...)".

Seus conceitos partem portanto de uma "experiência" pessoal, sendo por esta "levado" ao reconhecimento do que catalogou como "um falso conceito". No mínimo uma contradição, uma vez subentendido que a experiência em seu caso veio antes do conhecimento que reclama para terceiros. Sobre o chamado "falso conceito", temos a sublinhar que nada há de mais falso no argumentar supra transcrito do que a afirmação que nos permitimos repetir:

"(...) para muitas pessoas, esse é o único meio que Deus [tem?] para alcançá-los (...)"

É o poder de Deus limitado pela ação música. Sem mais comentários.

3) - Da Profecia:

Reputo aqui se estabelecer o "coração" do artigo, ao menos do ponto de vista dos interesses imediatos deste espaço, mais uma vez por simples questão de lógica.

Transcrevo do artigo que dá ensejo a este arrazoado:

"Sobre o cumprimento dessa profecia “imediatamente antes da terminação da graça”, dois pontos devem ser explorados.

Primeiro, Ellen White entendia que o tempo imediatamente precedente ao fechamento da porta da graça, quando esses elementos se apresentariam, era em seus dias:

Muitos movimentos dessa espécie surgirão em nossos dias, quando a obra do Senhor deve manter-se elevada, pura, sem superstições e fábulas.

Lembre-se de que Ellen White não recebeu revelações especiais sobre o período exato do tempo do fim, se seria no século 20 ou 21. Faz sentido em nossa perspectiva concluir que esse culto falso reapareceria hoje, mas para Ellen White, era nos seus dias. Nesse caso, o movimento da Carne Santa era causa e cumprimento da profecia.

Segundo, o ressurgimento desse estilo de culto no culto Adventista parece ser condicionado pela resposta da Igreja às heresias que o fomentavam, assim como outras profecias na Bíblia (Jonas) e do Espírito de Profecia. Se as heresias doutrinárias que estimulavam esse culto caótico não fossem condenadas e removidas de maneira categórica, essas manifestações continuariam a ocorrer na Igreja Adventista e a música se tornaria “um laço” para perpetrar falácias teológicas eum culto espúrio. Ellen White condenou de forma inequívoca os erros doutrinários que estimulavam o falso culto e movimento se desfez.

A experiência da Carne Santa advertiu o Adventismo sobre os perigos de heresias sobresantificação e Espírito Santo que levam ao êxtase emocional e físico na adoração. Felizmente, graças ao conselho inspirado, podemos afirmar com segurança que não há em nosso entendimento doutrinário o pano de fundo para que heresias carismáticas e seu respectivo culto floresçam novamente. Até hoje, mais de 100 anos depois, os excessos do movimento não têm reaparecido.

Atualmente, apesar do zelo de alguns em condenar qualquer nova dinâmica no culto como suspeita, não há evidências de que os excessos do culto caótico em questão estejam sendo reintroduzidos na Igreja Adventista meramente pelo uso da bateria, percussão, guitarra elétrica, contrabaixo ou estilos musicais contemporâneos."

Inteligentíssimo! O centro da profecia foi deslocado para o passado ou colocado em perspectiva condicional, se no futuro!

Infelizmente, intelectualidade qualificada, não reflete em sabedoria:

3a) - Quero deixar bem claro, já em primeira instância que a linha de argumentação empreendida é completamente contrária ao quanto sustentado pelos líderes da Igreja, em seus diversos escalões, bem como por muitos Pastores que já trataram desse assunto. Para ficar apenas nos textos recentes constantes deste blog, cito:

Alguns querem modernizar nossa mensagem e nosso estilo de vida
Pr. Erton Koeler (Presidente da DSA)
O Hinário Adventista é para jovem
Pr. Otimar Gonçalves (Ministerial Jovem DSA)
Quem Cumprirá a Profecia?
Pr. Élbio Menezes (Presidente da Associação Sul Catarinense)

Todos eles colocam a profecia no futuro, incondicionalmente. Poderia citar outros inclusive.

3b) - A maior dificuldade das pessoas que pretendem o "avanço" no padrão de música da IASD aparece quando interfaceados com a profecia de Indiana. Diante da óbvia pergunta, "pode você garantir que esta porta que está se abrindo não nos levará a novas manifestações pentencostais em nosso meio?", a resposta ainda mais óbvia e, sincera, seria, "não sabemos".

Porque não há como se saber. Porque onde não há profecia, o povo se corrempe, bastaria dar uma olhadela para o arraial evangélico.

Ao deslocar-se o foco do cumprimento para o passado, o que fez de forma muito semelhante ao famoso jesuíta que conseguiu desviar os olhares da maioria massacrante do protestantismo moderno das óbvias interpretações acerca da besta que sai do mar, o articulista em primeiro plano coloca em perspectiva que a profecia de Indiana era contemporânea a Ellen White e, ainda assim de forma condicional, o que em última instância atualmente causa o mesmo efeito do arrazoado do citado jesuíta.

Não é de se surpreender que assim como milhares de cristãos sinceros se afastaram do historicismo e agora crendo na fábula do futurismo como regra de interpretação profética ficaram à mercê de não identificarem babilônia, correriam os menos avisados no meio adventista, o risco de verem-se tragados por manifestações de cunho pentecostal em nosso meio, ao se afastarem dos avisos absolutamente cristalinos de Deus através de Sua mensageira, o que se já parece factível com determinados movimentos que podemos observar claramente em nosso meio, quanto mais ao aceitar esta controversa interpretação.

Ainda, e por outro lado, ao entendê-la como condicional, colocamos nas mãos de homens o poder de "evitar" que a profecia tenha seu cumprimento pleno, rompendo inclusive com o absolutamente óbvio paralelo da música no contexto do decreto de morte encontrado em Daniel 3, como já considerado neste espaço ou, ainda, desconsiderando-se as questões atinentes à chamada "Apostasia Ômega", que trazem também a absoluta certeza que nos depararemos no futuro com as chamadas manifestações de cunho pentecostal em nosso meio, em um caráter muito mais severo, inclusive, do que ocorreu em Indiana.

Profecias condicionais não se cumpriram porque homens deixaram de fazer o que deles se esperava, agora, profecias "condicionais" podem deixar de ocorrer porque homens econtraram formas de "evitá-las"?!?!

Mas admito ser engenhoso, realmente engenhoso...

3c) - Sobre a realidade que já nos afeta, apenas a título de exemplo, outros poderiam ser considerados, por pertinentes, talvez o articulista esteja a muito tempo fora do país e não tenha tomado contato com a forma como eventos criados em parques de diversão regados a música "cristã" tenham se desenvolvido ultimamente, com filipetas no melhor estilo das "raves" e com direito a performances de artistas cuspindo fogo no palco das "apresentações".

Mas não há possibilidade nenhuma de jovens acostumados com este tipo de estímulo enveredarem para os contornos relacionados a Indiana... Ou não?

4) - Conclusão:

Serei econômico, uma vez que o texto já ficou mais extenso do que esperava:

4a) - Devemos ter cuidado com o que lemos e com a forma com que lemos. As premissas são importantíssimas para uma correta compreensão de qualquer texto que temos contato.
4b) - Devemos ter cuidado com interpretações de terceiros (inclusive com as minhas neste espaço). Somente Deus é portador da verdade, portanto, tenha cautela com quem se arroga possuir a última palavra em qualquer tipo de assunto, busque o Senhor em primeiro lugar, sem deixar de se aprofundar nos traços pessoais necessários para se avançar um pouco mais no entendimento do ponto de vista do articulista.
4c) - Devemos ter cuidado com interpretações isoladas realizadas a cargo de pontos de vista estritamente pessoais, desalinhados do que a Igreja sempre entendeu e pregou e que, aliás, como visto neste caso, ainda continua pregando.

Deus entre nós levantou uma profeta para nos poupar do estrago que será operado no rebanho nos últimos dias irmãos, confiem em Deus e estarão seguros, ouçam os Seus profetas e prosperareis, porque antes devemos confiar nEle que nos homens.
Related Posts with Thumbnails