Depois de renunciar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair anunciou que pretende criar uma fundação mundial para promover o diálogo entre as religiões. De acordo com o o jornal britânico “The Times”, Blair deseja incentivar a união entre cristãos, judeus e islâmicos.
Na última semana, Blair declarou publicamente que deixará o cargo de primeiro-ministro no próximo dia 27 de junho. Segundo o britânico, após essa data, ele se dedicará a um projeto inter-religioso, que deverá acontecer ainda em meados deste ano.
Apesar de ser fiel da Igreja Anglicana, Blair aprecia muito o catolicismo. O interesse pelas diferentes religiões e o apoio da esposa, Claire Booth, despertou o interesse do líder em criar a fundação. A decisão foi confirmada pelos assessores do político.
Blair escolheu a capital inglesa, Londres, para sediar a organização mundial. Segundo o “The Times”, o primeiro-ministro se inspirou na que foi fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. O veículo disse ainda que, com a associação religiosa, Blair poderá se dedicar a assuntos, como: a paz do Oriente Médio, a mudança climática e a luta contra a pobreza na África.
Fonte - Elnet