"Só a Eucaristia fará da América o Continente do Amor!" Exclama o Santo Padre
APARECIDA, 13 Mai. 07 / 12:00 am (ACI).- "Só da Eucaristia brotará a civilização do amor, que transformará a América Latina e o Caribe para que, além de ser o Continente da Esperança, seja também o Continente do Amor!", exclamou o Papa em discurso da sessão inaugural da V Conferência Geral
"Temos que motivar os cristãos para que participem dela ativamente e, se for possível, melhor com a família. A assistência dos pais com seus filhos à celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles. no domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado", disse o Papa.
O Santo Padre indicou que "é necessário que os cristãos experimentem que não seguem a um personagem da história passada, mas sim a Cristo vivo, presente no hoje e o agora de suas vidas. Ele é o Vivente que caminha a nosso lado, nos descobrindo o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa, entrando em nossas casas e permanecendo nelas, nos alimentando com o Pão que dá a vida. Por isso a celebração dominical da Eucaristia tem que ser o centro da vida cristã".
"O encontro com Cristo na Eucaristia suscita o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade; acordada no cristão o forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo na sociedade para que seja mais justa e humana. Da Eucaristia brotou ao longo dos séculos um imenso caudal de caridade, de participação nas dificuldades de outros, de amor e de justiça", disse Bento XVI.
Fonte - ACI
Com esta argumentação, o papa coloca o cristianismo como a única religião capaz de "salvar" a humanidade da crise social, moral e ecológica, que a assola (fechando as portas para um verdadeiro diálogo entre as religiões sobre os desafios do mundo); e a Igreja Católica como a mais plena dentre as igrejas cristãs. Por isso ele afirma que "Só da Eucaristia brotará a civilização do amor, que transformará América Latina e o Caribe para que além de ser o Continente da Esperança, seja também o Continente do Amor", razão pela qual "a necessidade de dar prioridade, nos programas sociais, à valorização da missa dominical" (n. 4).
Fonte - Adital
Nota DDP:
Toda vez que a ICAR cita o termo "Eucaristia", há a possibilidade de ler-se nas entrelinhas "Missa Dominical", "Domingo" ou "Dia do Senhor". Isso é importante para identificar as mensagens que são transmitidas neste tipo de afirmação vinda da Cidade das Sete Colinas, uma vez que, embora muitas das vezes não se esteja falando destes explicitamente, a convocação pode estar implicitamente relacionada ao tema, como se depreende do presente arrazoado.
"Satanás dá sua interpretação aos eventos, e os homens pensam, como ele quer que o façam, que as calamidades que enchem a Terra constituem um resultado da transgressão do domingo." (Eventos Finais - Ellen G. White - Pág. 129)