quarta-feira, 23 de maio de 2007

Como a Igreja Romana atua para conseguir seus intentos

ROMA, terça-feira, 22 de maio de 2007 (ZENIT.org).- Para conseguir uma «globalização mais justa e um humanismo integral» é de grande ajuda a doutrina social da Igreja, pois dá princípios para desenvolver uma ética social em todos os âmbitos da vida, sublinha o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz.

Ferramenta-chave para seu conhecimento é o «Compêndio da Doutrina Social da Igreja», que nesta terça-feira o cardeal Renato Martino voltou a propor, desta vez em Roma, no marco da sessão de estudo «a Santa Sé: uma face de outra globalização», que se celebra por ocasião 60º aniversário da federação «Pax Romana» (www.paxromana.org).

Desde que se publicou este volume sem precedentes, em 2004, o purpurado está difundindo-o pelo mundo inteiro. E como o tema havia sido qualificado como «o melhor segredo guardado pela Igreja» -- brincou o cardeal --, é necessário que cada vez mais pessoas se familiarizem com o livro, já traduzido a 33 idiomas.
...

Fonte - Zenit

Necessário se faz observar os contornos deste documento de "grande ajuda" para uma "globalização mais justa e um humanismo integral", que deve ser tomado como "ferramenta-chave" e que por ser de um caráter "sem precedentes", deve ser "difundido no mundo inteiro".

...

d) Promover o diálogo

535 A doutrina social é um terreno fecundo para o cultivo do diálogo e da colaboração no campo ecumênico, que se realizam em diversos âmbitos, atualmente em vasta escala: na defesa da dignidade da pessoa humana; na promoção da paz; na luta concreta e eficaz contra as misérias do nosso tempo, tais como a fome e a indigência, o analfabetismo, a distribuição não eqüitativa dos bens e a carência de moradas. Tal multiforme cooperação acresce a consciência da fraternidade em Cristo e facilita o caminho ecumênico.

...

537 A doutrina social se caracteriza também por um constante apelo ao diálogo entre todos os crentes das religiões do mundo, para que saibam compartilhar a busca de formas mais oportunas de colaboração: as religiões têm um papel importante para a consecução da paz, que depende do empenho comum em vista do desenvolvimento integral do homem. No espírito dos Encontros de oração realizados em Assis, a Igreja continua a convidar os crentes de outras religiões ao diálogo e a favorecer, em todo o lugar, um testemunho eficaz dos valores comuns a toda a família humana.

...

e) O repouso festivo

284 O repouso festivo é um direito.Deus « repousou de toda a obra que fizera » (Gên 2, 2): também os homens, criados à Sua imagem, devem gozar de suficiente repouso e tempo livre que lhes permita cuidar da vida familiar, cultural, social e religiosa. Para tanto contribui a instituição do dia do Senhor. Os fiéis, durante o domingo e nos demais dias santos de guarda, devem abster-se de « trabalhos ou atividades que impedem o culto devido a Deus, a alegria própria do dia do Senhor, a prática das obras de misericórdia e o descanso conveniente do espírito e do corpo ». Necessidades familiares ou exigências de utilidade social podem legitimamente isentar do repouso dominical, mas não devem criar hábitos prejudiciais à religião, à vida de família e à saúde.

...

286 As autoridades públicas têm o dever de vigiar para que não se subtraia aos cidadãos, por motivos de produtividade econômica, o tempo destinado ao repouso e aoculto divino. Os empregadores têm uma obrigação análoga em relação aos seus empregados. Os cristãos devem envidar esforços, no respeito à liberdade religiosa e ao bem comum de todos, para que as leis reconheçam os domingos e os dias de festa da Igreja como feriados: «A todos têm de dar um exemplo público de oração, de respeito e de alegria e defender suas tradições como uma contribuição preciosa para a vida espiritual da sociedade humana». Todo cristão deverá «evitar impor sem necessidade a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor».

...

Fonte - Vaticano

Percebe-se portanto, que a pregação da doutrina social da Igreja Católica passa necessariamente pela instituição do domingo como "Dia do Senhor", o que deve ser garantido pelas autoridades públicas e exigido pelos seus fiéis, bem como pela propagação do ecumenismo, que é um convite da Igreja de Roma para que os crentes de outras religiões voltem para o seu redil, tendo como fito o testemunho de valores comuns, dentre eles o próprio domingo.

Isaías 58:13
Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, Isaías 58:14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

Apocalipse 18:4

Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;

"Estendendo-se a controvérsia a novos campos, e sendo a atenção do povo chamada para a lei de Deus calcada a pés, Satanás entrará em ação. O poder que acompanha a mensagem apenas enfurecerá os que a ela se opõem. O clero empregará esforços quase sobre-humanos para excluir a luz, receoso de que ilumine seus rebanhos. Por todos os meios ao seu alcance esforçar-se-á por evitar todo estudo destes assuntos vitais. A igreja apelará para o braço forte do poder civil, e nesta obra unir-se-ão romanistas e protestantes." (O Grande Conflito - Ellen G. White - Pág. 607)
Related Posts with Thumbnails